A A
RSS

HQs: Empowered, Bruce Wayne e Superior

por

18 de outubro de 2010

Quadrinhos, Receituário

Super trajes mínimos.

“Empowered”, mangá em inglês de Adam Warren, já está em sua sexta edição na terra do Tio Sam. Descrito como uma “comédia sexy de super-heróis”, a revista narra as aventuras da aspirante a heroína de mesmo nome: Emp é uma loiraça muito bem dotada que recebe um “super-traje” que lhe confere super-poderes. O problema é que o colante é tão fino e revelador quanto guardanapo de papel, rasga com a mesma facilidade, e perde os poderes quando rasgado! Daí resultam situações hilárias em que a personagem-título se vê capturada por vilões e amarrada em posições bastante embaraçosas, com o super-traje – e sua já baixíssima auto-estima – em frangalhos.

Pode soar como uma exploração bastante chauvinista da imagem feminina, mas o resultado é uma sátira à excessiva sexualização das heroínas de HQs. Além disso, é excitante – em vários sentidos – observar a evolução de Empowered, de uma “donzela em perigo” profissional a uma heroína competente. Quem sabe inglês pode conferir uma amostra no site da editora Dark Horse.

Batman visita

Também acaba de ser lançada nos EUA a série “Bruce Wayne – The Road Home”, um conjunto de edições especiais que relata o retorno do primeiro Batman após ser dado como morto por um ano. Em cada edição, o homem-morcego original visita um dos personagens de sua “franquia” (os felizardos da semana foram os novos Batman e Robin, Batgirl, o Robin Vermelho e os Outsiders).

Parece evidente que a DC está usando o retorno do personagem para promover a sua linha de títulos, e a malfadada série A Batalha pelo Capuz” já nos ensinou que, enquanto o roteirista Grant Morrison for a principal cabeça por trás das histórias do morcego, podemos ignorar sem prejuízo aquelas que não levem a sua assinatura.

Super-Homem wannabe

Mark Millar, criador de “Wanted” e “Kick-Ass”, lança seu olhar para o arquétipo do Superman em “Superior”. Nada de revolucionário nisso, já que reinvenções do homem de aço são terrivelmente comuns: já tivemos “Supreme”, “Irredeemable”, “The Sentry”…

Ao contrário de “Nemesis”, sua outra série em andamento (dedicada à desconstrução do Batman), “Superior” é menos uma reinterpretação do homem de aço do que um exercício de wish-fulfillment – a “realização de desejos” que é um dos aspectos mais sedutores das HQs de super-heróis. O protagonista é o garoto Simon Pooni, preso a uma cadeira de rodas por uma doença degenerativa incurável. Simon recebe a chance de realizar um “desejo mágico” e, inconscientemente, se transforma no seu herói favorito, um análogo do Superman.

A premissa é promissora, ainda que pouco original. Resta saber se o título irá superar a série “Superman – Red Son”, escrita por Millar há alguns anos e tida como uma das melhores histórias do homem de aço das últimas décadas.

Tags: , , , , , ,

Leave a Reply

*

Pílula no Facebook

Enquanto isso, no Twitter

Arquivos

Categorias

-->

resume writing services