Harry Potter e as relíquias da morte – parte I

Qual é a dos coletes RIDÍCULOS?

Nossa avaliação

[xrr rating=3/5]
[xrr rating=4/5]

Qual é a dos coletes RIDÍCULOS?

Daniel: Legal experimentarmos essa resenha assim. Se fosse escrever, tenho receio de que repetiria o que disse sobre o anterior.

Renné: O filme é sobre os personagens e não sobre o que eles têm que fazer: é sobre a amizade de Harry, Rony e Hermione.

D: A impressão é de que os criadores querem dar ao público o máximo de tempo possível com os três antes de tudo acabar. Sem Hogwarts, eles passam looongas cenas sozinhos. E Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint estão ótimos. A amizade e os sentimentos do trio nunca estiveram tão vivos na tela.

R: A cena de Harry e Hermione dançando ao som do Nick Cave (O Children) é linda. A própria letra da música é um pedido de desculpa pela inocência perdida. Daí, tantos momentos de silêncio e planos parados: para dar a dimensão do peso nas costas daquelas “crianças”.

D: É, dá um nó no peito. Mas – e você pode contrapor a versão de alguém que leu a série – parecia que eu estava lendo o livro. Página por página. Cada detalhe, cada cena se arrastava mais que o necessário. E eu não queria ler Harry Potter. Queria ver um filme. Que mude, adapte, corte, reimagine.

R: Meu prazer veio exatamente daí. Desde o primeiro, eu queria reler Harry Potter em imagens de cinema. E esse é o único que deu conta disso. Nem vi passar, tanto que achei que o filme tinha 2h e saí correndo atrasado para a minha reunião.
[spoiler]
D: Nossa. Eu senti cada minuto. Por mais que o tom político seja muito bem trabalhado e executado (e isso pode ser um spoiler pra quem ainda não viu), quando o filme acaba e eles só encontraram uma horcrux, parece que a trama não avançou.[/spoiler]

"Pois é, tem essa banda nova que eu tô escutando... parece uma mistura de Franz com Arcade Fire. É TÃO legal..."

R: Os anteriores eram corridos demais. Este deu tempo de digerir os acontecimentos. Há problemas, mas acho que eles têm mais a ver com os episódios anteriores. Nos livros, o Dobby é presença constante, mas só aparece no segundo longa. Seu reaparecimento neste soa gratuito.

D: É uma profusão de personagens que eu sei que deveria, mas não tenho ideia de quem era. A Dolores eu lembrava, ela é ótima. O resto podia ser cortado, enxuto. Do jeito que está, a divisão em dois me pareceu uma decisão financeira que empobreceu a narrativa.

R: Não havia motivos para dividir, a não ser ganhar mais dinheiro. Mas entendo como um filme feito para os fãs. Para reconhecer cada detalhe, relembrar cada personagem.

D: Eu só queria que o filme me desse alguma coisa: a conclusão das horcruxes ou de algum dos mistérios em aberto. Se o romance entre *** e ****** engrenasse já me satisfaria. Em vez disso, ele traz mais uma mitologia nova (!) que, apesar da bela animação, me soou pobre. Emocionalmente, o filme me ganhou. Narrativamente, não.

R: Então você tem que reclamar com a J.K. Rowling. Foi ela que criou uma nova mitologia no último livro. Também gostei da animação e a fotografia e a direção “realistas” dão a sensação de que tudo pode acontecer. É emocionante, bonito, com ótimas atuações e sombrio. Harry Potter deixou de ser um filme infantil; é uma série sobre amadurecimento e “As Relíquias da Morte” fecha essa jornada iniciada em “O Prisioneiro de Azkaban”. Não por acaso, os dois melhores filmes da saga, na minha opinião.


5 respostas para “Harry Potter e as relíquias da morte – parte I”

  1. Só mais uma opinião de fã…
    por mais que esse primeiro filme tenha dado uma impressão de certo vazio, ainda mais pelos mistérios que não foram solucionados e pelas horcruxes não encontradas, posso dizer que está exatamente como no livro. Até a metade dele nada é resolvido, segue exatamente esse ritmo, e talvez mais lento e arrastado.
    Mas daí vem a veracidade dos fatos, eles eram “crianças” e não tinham noção de por onde seguir, nem pistas… nada mais justo do que ficarem perdidos no inicio. E isso é importante pro amadurecimento deles e principalmente para o ritmo que muda no final do livro.

    e não, não acho que dividir em dois filmes tenha sido apenas por dinheiro. Eu ficaria muito insatisfeita se cortasse qualquer parte do livro pq cada parte é imprescindível pra compreender o final da saga de seis livros.
    Tanto que desde já sofro por saber que provavelmente eles devem cortar bastante da historia do Dumbledore e da conversa final dele com harry no proximo filme…
    mas enfim, são opiniões e opiniões!

    ps- Vale ressaltar que a animação do conto das reliquias da morte ficou MUITO incrível. Melhor parte do filme, pra mim!

  2. Eu não gosto mais das resenhas do Daniel. Não gosto deste ar de revolta na hora de escrever, isso é ruim para quem lê. Ele não é obrigado a gostar de nada, porém ao criticar ele usa argumentos fracos que parecem arrogãncia misturado com mimo, rsrs.
    Anyway, eu gostei das partes do Renné, este sim um ótimo resenhista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • A gente
  • Home
  • Retro
  • Homeopatia
  • Overdose
  • Plantão
  • Receituário
  • Ressonância
  • Sem categoria
  • 2022
  • 2021
  • 2020
  • 2019
  • 2018
  • 2017
  • 2016
  • 2015
  • 2014
  • 2013
  • 2012
  • 2011