Jack White – Blunderbuss

Avaliação: ★★★★☆ 

Já perdi a conta de quanto tempo passou e Jack White continua no topo de várias listas sonoras, podcasts, rankings de veículos especializados e também da minha “discoteca particular”. Se você precisa de um resumo ou biografia, vamos lá: John Anthony Gillis nasceu em 1975, portanto é um jovem guitarrista de Detroit, mas com reconhecimento e admiração do sênior Jimmy Page. O rapaz sabe fazer uma guitarra elétrica, entende de rock, country e blues com a experiência de um velho músico setentista, é dono da gravadora Third Man Records e faz parte de duas bandas: The Raconteurs e The Dead Weather. Mas tudo começou na banda The White Stripes, onde, ao lado de sua ex-mulher e baterista Meg, jogou o rock na pista. Meio mundo bateu cabeça, dançou, curtiu clipes felizmente casados com o design, a moda, o vermelho, o preto e o branco. E dá-lhe hits!

A novidade que Jack White preparou para abril deste ano é a primeira arma própria: “Blunderbuss”. Nele, mostra que domina a mistura rock heavy, country e blues. Não fosse a natureza criativa poderosa de Mr. White, seria um álbum que obedece à receita clássica: muito amor, a velha guitarra distorcida, o canto agudo que virou assinatura e a pegada country hard rock. É impressionante ver Jack White tocar em bandas diferentes, participar de outros projetos dentro do próprio selo (no mesmo ano) e, depois disso tudo, ainda conseguir compor para um trabalho unicamente seu, recheado de solos bem trabalhados.

“Blunderbuss”, anunciado em doses (nada homeopáticas) desde o começo de 2012, é parceria da Third Man Records, XL Recordings e Columbia Records, saiu do forno com treze faixas, vendeu 138 mil cópias na primeira semana e já é campeão de vendas também no Canadá e Reino Unido. Na ficha técnica: participação da segunda ex-mulher e também cantora Karen Élson, muitos amigos, cantoras e colegas de outras bandas, como o virtuoso baixista Jack Lawrence. Uma reunião de brothers & sisters. O álbum foi gravado no Tennessee, bebe na fonte local e traz os registros sonoros íntimos com a região. Vai do peso às baladas sem traumas, com belos grupos de vozes. Jack White foi considerado o 17º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone norte-americana e já tem músicas prontas para o próximo álbum. Enfim, já citei motivos suficientes para você conferir o primogênito solo do rapaz. Depois me conta o que achou. E o pulso ainda pulsa. On And On And On…

Confira a fodassa Sixteen Saltines, o clipe mais recente de “Blunderbuss”

1 Comment

  • marcos
    On 30 de dezembro de 2012 19:10

    Comprei o cd, ouvi varias vezes…e….pronto, achei uma porcaria !!
    Mas vamos ouví-lo mais e mais e mais e mais…de repente vai descer né !
    Aaahh, que saudades do Dead Weather !!!

Leave a comment

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.