A A
RSS

Especial: Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge

por

27 de julho de 2012

Cinema, Overdose, Quadrinhos

O Pílula preparou um especial sobre o homem-morcego para celebrar o fechamento da trilogia de Christopher Nolan com”Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.

Ao longo da semana publicamos sobre a Bane e  a Mulher-Gato nos quadrinhos, a recente edição histórica da revista do Batman, uma análise sobre o segundo filme do herói dirigido por Tim Burton e, claro, a crítica de “Ressurge” (e tem aqui até um texto do ano passado quando ainda especulávamos sobre os vilões do novo filme).

Reunimos tudo isso em um só lugar, para você ler antes e/ou depois de conferir a nova aventura do cavaleiro das trevas.

 

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge

“Com referências à Revolução Socialista, à atual crise econômica, Occupy Wall Street e ao 11 de setembro, “Ressurge” é um filme sobre pontos de transição, a dificuldade em se escolher novos caminhos e alternativas (potentemente representada pelas pontes de Gotham destruídas e pelo chão de gelo rachado)”.

 

Na Prateleira: Batman – O Retorno (1992)

“A loucura dos personagens – e como é próprio dos universos de Burton, todos são em alguma medida insanos – revela a dinâmica identitária tão cara a Moore: não seria o Batman um louco perseguindo loucos? A resposta é sutil, mas tocante na cena do baile à fantasia, quando Bruce Wayne e Selina aparecem como os únicos não fantasiados. Na verdade, Wayne é a fantasia do Batman, assim como Selina é a fantasia da Mulher-Gato”.

 

Sete vidas e uma gata

“A relação entre Batman e Mulher-Gato é como um conflito entre gato e rato. Só que neste caso o rato tem asas e é ele quem corre atrás da gata. Sendo uma ladra, a Mulher-Gato coloca o Batman em uma posição delicada: ele se vê ao mesmo tempo obrigado a tentar prendê-la e tentado a deixá-la escapar, afinal ela não é uma assassina psicopata como alguns de seus inimigos, apenas uma ladra que fica muito, muito bem de colante”.

 

O homem que quebrou o morcego

“Na década de 1990, os editores das revistas do Batman e do Superman planejavam dar uma “sacudida” nas coisas com novas versões dos personagens. Mas antes, precisavam tirar os antigos de circulação. Para derrotar o cavaleiro das trevas, decidiram que, ao invés de usar um dos vilões existentes que sempre apanhavam do herói, era preciso criar um novo personagem, alguém que parecesse ameaçador e impossível de se vencer”.

 

HQs da semana: 11 de julho

“A trama de ‘A Corte das Corujas’ é brilhantemente construída pelo roteirista Scott Snyder para se encaixar na continuidade das histórias do Batman, e traz mais de uma surpresa. Determinado a ajudar a sua cidade não só como super-herói, mas também como filantropo, Bruce Wayne inicia um programa polêmico de revitalização urbana com o apoio do novo candidato a prefeito, Lincoln March”.

 

Especulando sobre os vilões do novo Batman…

“Ok, a essa altura você já está cansado de saber da escalação de Anne Hathaway como Mulher-Gato e Tom Hardy como Bane em ‘The Dark Knight Rises’, novo filme do Batman dirigido por Christopher Nolan. Mas… o que significa esses atores e estes personagens na continuação de ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’?”

 

Indigestão: Batman – O Cavaleiro das Trevas

“Falar de “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008) é a grande prova de que uma indigestão não ocorre apenas na primeira vez que você come, mas também se você comer em excesso. A segunda parte da trilogia do Batman dirigida por Christopher Nolan é considerada um dos maiores filmes de super-herói da história e a melhor adaptação do Homem Morcego até aqui. Mas se engana quem olha o filme com olhos de perfeição”.

Tags: , , , ,

Leave a Reply

*

Pílula no Facebook

Enquanto isso, no Twitter

Arquivos

Categorias

-->

resume writing services