Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Supergrass

por Rodrigo Ortega

receite essa matéria para um amigo


Os três patetas aprontam
suas travessuras. Êta moleques!
Surgido nos tempos mais febris do britpop, o Supergrass poderia ser lembrado como um one-hit-wonder, pela deliciosa “Alright”, mas primam pela consistência e serenidade de seu trabalho, em meio aos turbulentos anos 90/00. A carreira tranqüila contrasta com o som nervoso, energético, com referências do rock sessentista britânico.

Os álbuns, lançados em média a cada dois anos, com sucessos como “Caught by the fuzz”, “Richard III”, “Sun hits the sky” e “Grace”, além da clássica “Alright”, são presença freqüente na coleção de rockeiros espertos, como os gaúchos do Cachorro Grande, que gostam de ser comparados com a banda inglesa.

A banda de Oxford, formada por Mickey Quinn (baixista) e Danny Goffey (baterista), liderados por Gaz Coombes (guitarra e voz), junto com seu irmão e tecladista, Rob Coombes, hoje o quarto integrante do grupo, se destacou em 1994, já no primeiro single, “Caught by the fuzz”, que conta como Gaz Coombes rodou com maconha aos 15 anos.

Os três patetas chegaram a ser convidados por Steven Spilberg, no auge do sucesso do álbum de estréia, “I Should Coco”, de 1995, para estrelar uma série de TV no estilo dos Monkees, mas recusaram, pois estavam concentrados na gravação do segundo disco, “In It For The Money”.

Nenhum trabalho desde então causou tanto furor quanto “I Should Coco”, mas todos têm seus hits, não tão grandes quanto “Alright”, mas suficientes para garantir um lugar respeitável para o Supergrass na história recente do rock.

Algumas dessas canções dos dez primeiros anos da banda, mais duas inéditas, foram compiladas no CD “Supergrass is 10: The Best Of 94-04” e no DVD duplo de mesmo nome, que traz os clipes, apresentações na televisão e um documentário comentado pelos integrantes.

Os meninos 10 anos depois: chapéu e roupa de brechó
Discografia
  • 1995 - I Should Coco
  • 1997 - In It for the Money
  • 1999 - Supergrass
  • 2002 - Life on Other Planets
  • 2004 - Supergrass Is 10: The Best of 1994-2004
  • 2005 - Road to Rouen

» leia/escreva comentários (0)