Busca

»»

Cadastro



»» enviar

The Verve

por Natália Becattini

receite essa matéria para um amigo


Tudo meio cinza, né?
É difícil encontrar alguém que jamais tenha escutado ao menos um trecho de “Bitter Sweet Symphonyâ€. A música, que foi sucesso absoluto nas rádios brasileiras lá pelo fim dos anos 90 e figurou na trilha sonora de "Segundas Intenções", faz parte, com “The Drugs Don´t Work†e “Lucky Manâ€, de um dos álbuns mais memoráveis da década, Urban Hymns.

Apesar de muitos só terem conhecido o The Verve a partir desse trabalho, não se tratava de uma banda iniciante. Richard Ashcroft (vocal), Nick McCabe (guitarra), Simon Jones (baixo) e Peter Salisbury (bateria) começaram a tocar juntos em 1989. O primeiro CD, A Storm in Heaven, foi lançado em 93, quando ainda abriam shows do até então desconhecido Oasis.

A proximidade entre Ashcroft e Noel Gallagher, guitarrista do Oasis, fez surgir uma grande amizade que rendeu aos grupos a fama de arruaceiros. Richard levou ainda o apelido de "Mad Richard" e o Verve ganhou o rótulo de "drug band". Em 95, Northern Soul chegou ao mercado, conseguindo maior visibilidade perante público e crítica.

O hit “Bitter Sweet Symphony†marcou o período mais agridoce da carreira do Verve. Urban Hymns representou o ápice da banda (que encabeçou diversas listas de mais vendidos e seleções de melhores discos), mas também seu fim. As letras, na maioria composições do vocalista, falavam sobre inquietações com certa dose de lirismo. As guitarras apostavam nas levadas psicodélicas que marcaram o britpop, gênero que definia também o som feito por Oasis, Radiohead e Blur.

Mas o sucesso, em vez de fortalecer, acabou se tornando mais um fator que desencadeou a separação da banda. Brigas internas, principalmente entre Ashcroft e McCabe, e o abuso de álcool e drogas agravaram o cansaço dos integrantes. Uma disputa jurídica causada pelo fato de “Bitter Sweet Symphony†conter um sample de uma música dos Rolling Stones, "The Last Time", fez com que o Verve perdesse os direitos sobre a música. Tudo isso desgastou as relações do quarteto, culminando na separação em 99.

Oito anos e três álbuns solo de Ashcroft mais tarde, o The Verve se reúne novamente, quando ninguém mais esperava. Um quarto álbum será lançado no segundo semestre de 2007, juntamente com uma turnê pelo Reino Unido. O retorno, segundo os membros, se deu simplesmente "pelo prazer de fazer música".

O retorno com a formação original
Discografia
  • Urban Hymns (1997)
  • Northern Soul (1995)
  • A Storm in Heaven (1993)

» leia/escreva comentários (6)