Busca

»»

Cadastro



»» enviar

O longo dia dos curtas

Notas do dia-a-dia no 8º Festival de Curtas de BH

por Rodrigo Campanella
Fotos de Paulo Lacerda

receite essa matéria para um amigo

Foram sete dias de mostras competitivas, além das outras tantas sessões especiais totalizando um bom bocado de 180 curtas exibidos no Palácio das Artes, em BH. Foram sete dias de filas que se formavam em questão de minutos e de ameaças esparsas de escândalos de pessoas que deixavam essas mesmas filas sem ingressos na mão. A organização do festival prometeu na premiação ampliar os espaços de exibição dessa ‘informação privilegiada’ que eles trazem todo ano. E é privilegiada mesmo, já que o acesso aos curtas é restrito e muito do que é visto ali dificilmente será encontrado novamente, ainda mais exibido de graça. Eu mesmo até hoje busco alguns curtas marcantes do festival de 2002 – nunca mais topei com eles.

O que segue abaixo é um diário do festival, mais voltado para a competitiva brasileira, com alguns traços de mau-humor, encantamento, raiva e ironia. Por sorte, desde que essas linhas foram digitadas alguns filmes cresceram na cabeça, ficando melhores depois da poeira da sessão baixar – e nenhum dos que caíram bem da primeira vez diminuíram de tamanho.

A mostra nacional optou por ser ousada na escolha, colocando na tela tanto trabalhos mais radicalmente experimentais quanto alguns que tentavam uma conversa mais clara com quem estava nas poltronas, mas a própria seleção de filmes não ajudou tanto na escolha. Foi, das últimas quatro edições, talvez o ano com as melhores idéias e as maiores decepções diante do resultado final. Ainda assim, o que foi bom foi realmente bom.

A complexidade de um festival como esse é que tentar se equilibrar entre ser o lugar da experimentação e da formação de um público nem tão próximo do cinema, ao mesmo tempo. Diante da falta de acesso a cinema não-comercial (ainda mais de graça), a tarefa dos festivais acaba sendo mais formar público do que provocar novos rumos. Todos esses pensamentos borbulhavam na cabeça quando foram escritas as notas abaixo, no calor de cada um dos dias. Para os próximos dias, o Pílula prepara um especial sobre os premiados e os grandes achados do Festival de Curtas de 2006. Por agora, segue o diário completo do Festival:

Notas #7

Notas #6

Notas #5

Notas #4

Notas #3

Notas #2

Notas #1

» leia/escreva comentários (3)