Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Seguindo os Bristow

Alias - Guia das temporadas

por Eugênio Marques

» receite essa matéria para um amigo

1ª Temporada

O início da série mostra as primeiras missões de Sydney como agente dupla. Paralelamente, ela começa a desvendar segredos do seu passado. Um elemento essencial para a série é apresentado: a figura mítica de Milo Rambaldi, retratado como um grande inventor e profeta que existiu há alguns séculos. Seus artefatos são o grande interesse da SD-6 e de Sloane, bem como de várias agências inimigas. A partir da segunda metade da temporada, a trama gira em torno da busca da identidade do "Homem", alguém conspirando contra organizações de espionagem.

2ª Temporada

Entra em cena Irina Derevko, dada como morta anos atrás. Irina é o nome verdadeiro de Laura Bristow, mãe de Sydney. Ex-espiã da KGB, foi para os Estados Unidos com a missão de extrair informações da CIA e, para isso, se casou com Jack. Ambígua e racional, Irina se entrega à CIA disposta a ficar mais perto da filha, mas suas intenções permanecem um mistério. Sua presença eleva a tensão entre Sydney e Jack. Nessa temporada, a preferida entre os fãs, há também um recomeço nos conceitos estabelecidos, com a derrocada da SD-6, a introdução de mais elementos fantasiosos (uma tecnologia que permite réplicas genéticas) e o estabelecimento de Sloane como um dos vilões mais bem construídos que a televisão já produziu.

3ª Temporada

Em mais um reset na trama, Sydney tenta investigar o mistério dos dois anos em que ficou desaparecida, dada como morta, e sem qualquer lembrança desse período. Enquanto busca por respostas, ela se vê obrigada a lidar com grandes modificações em sua vida, como o casamento de Michael Vaughn com uma outra mulher e a perda do contato com os amigos. A partir da segunda metade, a história se direciona na busca da identidade da Passageira, mencionada em uma das profecias de Rambaldi. É considerada a temporada mais fraca pelos telespectadores da série.


Agentes da CIA: no intervalo entre as
missões, eles posam para a foto

4ª Temporada

É introduzida mais uma organização: a APO, divisão secreta da CIA para a qual Sydney é recrutada. A peculiaridade é que a APO se encontra dirigida sob a gerência do próprio Sloane, cujo conhecimento foi aproveitado pela CIA. Sloane trabalha supervisionado por Jack. Os conflitos tomam proporções mais intrincadas quando Nadia Santos, suposta filha de Sloane com Irina, é recrutada para trabalhar para a APO e começa a morar na casa de Sydney. A introdução de Nadia revitalizou os dramas pessoais dos personagens, adicionando o principal adversário de Sydney no já complicado panorama familiar.

5ª Temporada

A última temporada se propõe a fechar os ganchos das temporadas anteriores, apresentando ainda a gravidez de Sydney (incorporada no roteiro devido à gravidez real de Jennifer Garner). Reunindo a maioria dos personagens relevantes que já deram as caras no seriado, "Alias" ainda teve fôlego para injetar a trama com mais recrutas para a APO, inimigos tinindo de novos e uma outra organização, Prophet 5, responsável por amarrar as pontas soltas do enredo.

Curiosidades

- Por sua atuação como Sydney Bristow, Jennifer Garner ganhou um Globo de Ouro e um prêmio do Screen Actors Guild. Também foi indicada quatro vezes ao Emmy.

- Tom Cruise requisitou que J.J. Abrams o dirigisse na terceira parte de Missão: Impossível após assistir ao Box da primeira temporada de "Alias".

- Fã da série, Quentin Tarantino pediu para participar. Criaram um personagem para ele, que apareceu em três capítulos. Outras participações famosas são as de Ethan Hawke, Amy Irving, Faye Dunaway, Roger Moore, Vivica A. Fox e Angela Bassett. E David Cronenberg dirigiu dois capítulos da terceira temporada.

- Isabella Rossellini e Sonia Braga também contribuíram com participações mais que especiais, respectivamente como Katya e Elena Derevko, tias de Sydney. Junto com Irina elas compunham as irmãs Derevko, russas experientes na arte da espionagem e procuradas em todo o mundo.

- O número 47 é recorrente na série. Você pode encontrá-lo em quase todos os capítulos de Alias, às vezes de forma bem sutil, em outras bem escancarado.

« voltar para o início

» leia/escreva comentários (5)