Busca

Cadastro



换 enviar

A 脥taca de Robert么

09.08.09

por Ta铆s Oliveira

O contador de hist贸rias

(Brasil, 2009)

Dir: Luiz Villa莽a
Elenco: Maria de Medeiros, Marco Antonio, Paulo Henrique, Cleiton dos Santos da Silva

Princ韕io Ativo:
uma boa hist贸ria

receite essa mat茅ria para um amigo

鈥淥 Contador de Hist贸rias鈥 茅 prova daquela m谩xima de que o importante n茫o 茅 o destino, mas o percurso. 脡 nele que est谩 a narrativa. E nela, o aprendizado, como mostram as hist贸rias que Roberto Carlos Ramos conta para as pessoas em seu trabalho - e aquelas que o cinema conta, inspirando pessoas.

O longa de Luiz Villa莽a segue o garoto, irrecuper谩vel segundo a Febem, que se tornou professor e um dos melhores contadores de hist贸ria brasileiros, gra莽as ao trabalho (e pesquisa) da pedagoga francesa Margherit Duvas. N茫o s贸 a alegria de uma vida que deu certo, 鈥淥 Contador de Hist贸rias鈥 revela as defici锚ncias de um pa铆s educado pela televis茫o, em que as institui莽玫es corretoras s茫o escolas do crime onde erros s茫o premiados com biscoito recheado.

A paci锚ncia sobre-humana de Margherit denuncia um retrato adocicado e romanceado da realidade. A cena no banheiro do Mineir茫o, em que a pedagoga faz um discurso abrilhantado sobre preconceito e auto-estima, 茅 um exagero em que fica clara a li莽茫o de moral do filme. N茫o importa se aquilo aconteceu ou n茫o: quem controla a hist贸ria agora 茅 Luiz Villa莽a, que vacila ao colocar no di谩logo algo que o filme mostra o tempo todo. Uma op莽茫o question谩vel, mas que n茫o atrapalha.

Os flashbacks 鈥渋nventados鈥 e as sequ锚ncias animadas entram no filme de forma criativa. Mas o diretor fica no meio do caminho, sem saber se explora a fantasia, como 鈥淧eixe Grande鈥, ou se privilegia a veracidade da hist贸ria. Como a balan莽a pende mais para o 煤ltimo prato, a criatividade de Roberto parece ficar de lado.

Maria de Medeiros est谩 bem como Margherit. A portuguesa, 贸tima no franc锚s e no brasileiro, possui aquela estranheza de quem n茫o pertence ao pa铆s e nunca foi m茫e, ao mesmo tempo em que parece confort谩vel com tudo, inclusive com esse instinto materno. La铆s Correa fez um 贸timo trabalho de prepara莽茫o de atores mirins, sendo surpreendente a atua莽茫o dos (n茫o-atores) estreantes Marco Antonio e Paulo Henrique, que interpretam Roberto aos 6 e 13 anos, respectivamente.

J谩 a participa莽茫o do verdadeiro Roberto no filme 茅 um pouco deslocada e desnecess谩ria. O contador 茅 respons谩vel pela narra莽茫o, que 脿s vezes 茅 problem谩tica e sup茅rflua, com cara de publicidade. E a cena em que ele conta uma hist贸ria para o p煤blico, no final, 茅 longa demais.

Mas, no fim das contas, 鈥淥 Contador de Hist贸rias鈥 茅 uma hist贸ria de amor. 脡 sobre amar as pessoas, todas elas. Ao sair do cinema, voc锚 ir谩 se deparar com um Roberto, com olhos curiosos. Mas, infelizmente, n茫o h谩 uma Margherit para cada um deles.

FIM

Mais p铆lulas:
- 脷ltima parada 174
- Cidade dos homens
- 2 filhos de Francisco
- ou Navegue por todas as cr铆ticas do P铆lula

Hello, motto?

leia/escreva coment谩rios (1)