Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Dentro de nós existe um monstro

18.01.10

por Daniel Oliveira / Win Butler

Onde vivem os monstros

(Where the wild things are, EUA, 2009)

Dir.: Spike Jonze
Elenco: Max Records, Catherine Keener, James Gandolfini, Lauren Ambrose, Paul Dano, Chris Cooper, Forest Whitaker, Catherine O’Hara

Princípio Ativo:
infância, solidão

receite essa matéria para um amigo

“Algo preencheu meu coração
com nada
Alguém me falou para não chorar


Max tem um mundo inteiro dentro dele. Um mundão de energia, explosão e criatividade e criação e destruição. Mas sua irmã cresceu e nem olha mais para ele. A mãe (Keener), sem a ajuda do pai, tem milhões de outras coisas com o que se preocupar. E o resultado disso é que ele se sente extremamente SOZINHO.

Mas agora que estou mais velho
Meu coração, mais frio
Eu posso ver que é uma mentira


Existe um tema visual recorrente em “Onde vivem os monstrosâ€: a ideia de abrigo. É o que Max busca. Tanto no iglu que ele constrói no início do filme e é destruído pelo amigo babaca da irmã, quanto no “bolinho†gostoso dos monstros que habitam o mundo para onde o protagonista foge quando a mãe grita com ele.

Crianças, acordem
Detenham seus erros
antes que transformem o verão em poeira


Na paleta de cores do diretor Spike Jonze e seu diretor de fotografia (e parceiro habitual) Lance Acord, esse lugar é marrom-sujo-poeira-destruição-lama-furdúncio e amarelo-dourado-mágico-encantado. É o mundo pelos olhos de uma criança. Mas ele é habitado por monstros. De quem o protagonista quer ser amigo. E os quais ele quer ajudar. Só que os monstros são complicados: mesquinhos, invejosos, ciumentos, passionais, brutos, imprevisíveis, dependentes, introspectivos (cortesia do bom roteiro e dos ótimos dubladores)... projeções de um garoto para entender o que se passa ao seu redor.

Se as crianças não crescerem
nossos corpos aumentarem, mas nossos corações se rasgarem...
Nós somos apenas um milhão de pequenos deuses causando tempestades e arruinando todas as coisas boas


“Onde vivem os monstros†não é um filme para crianças. É um longa sobre solidão, dor, isolamento, tristeza. Sobre a incomunicabilidade e a vi(ru)olência que tornam a infância tão intensa – e tão assustadora. E sobre coisas que se destrói e se pode construir de novo; e outras que se destrói para nunca mais se recuperar. É um filme para a criança dentro de todo adulto, que reflete como crescer, na maioria das vezes, envolve sofrimento, perda e abandono.

Acho que só precisamos nos adaptar.

A direção de Jonze torna isso tudo tão autêntico, vivo, ao entrar naquele mundo e encená-lo com o mesmo carinho, ternura e empolgação de Max, de um garoto de 8, 9 anos. Se você não se apaixona pela dupla Max/Max (ator e personagem) da mesma forma que o diretor, e não sente a mesma compaixão (pelo personagem e por você), pode achar que falta um 'conflito' e se entediar no meio do caminho.

Com meu raio surge um brilho
Eu posso ver onde vou
estar quando o ceifador tocar minha mão


Max tem um mundo inteiro dentro dele. Mas não encontra um lugar no mundo do lado de fora, não o entende. Porque ele é uma criança. Não tem que entender. É por isso que a atuação de Max Records e a trilha de Burwell e Karen O são tão importantes, lembrando-nos disso todo o tempo. Resta saber se, crescidos, nossa criança aprendeu a entender.

É melhor você tomar cuidado daqui pra frente.â€

Mais pílulas:
- Meninos de Deus
- Mutum
- À deriva
- ou Navegue por todas as críticas do Pílula

Max, KW, amizade, amor e dor.

» leia/escreva comentários (3)