Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Donas sem casa desesperadas

06.06.06

por Priscila Kallfelz

Dia de festa

(Brasil, 2006)

Direção: Toni Venturi e Pablo Georgieff

Princípio Ativo:
ausência de imparcialidade do diretor

receite essa matéria para um amigo

São Paulo tem mais de um milhão de pessoas morando em mais de suas duas mil favelas. São mais de 8.700 morando embaixo de viadutos e pontes. Na mesma capital, 400 mil imóveis estão abandonados. Desabitados. Sem utilidade.

Isso poderia ser o início de uma propaganda qualquer de um candidato qualquer na disputa por uma presidência qualquer, que logo em seguida entraria com seu discurso patriótico e populista, em tom eloqüente, na tentativa de ganhar mais votos. Mas o produto aqui apresentado é mais verídico. Parcial, totalmente parcial, já que coloca o peso na balança que sempre pende para um outro lado, o das grandes mídias. Mas verídico. Verídico porque verdades como as apresentadas ali não são inventadas - são vividas, por mais recortes e maquiagem que tragam em si.

Tudo começou quando o cineasta Toni Venturi (diretor de Cabra-Cega) foi convidado pelo franco-argentino Pablo Georgieff, arquiteto que conviveu dois meses com os sem-teto na metrópole em busca de soluções de moradia popular, para registrar a experiência em formato documental. É quando entram em cena Neti, Silmara, Janaína e Ednalva, coordenadoras do MSTC, Frente de Luta por Moradias do Centro de SP, e as principais organizadoras do tal Dia de Festa - metáfora usada pelos integrantes do movimento (os "convidados") para designar o dia em que uma área ou imóvel inutilizado é ocupado.

O Dia de Festa documentado foi uma noite de outubro de 2004, em que o grupo se organiza – e muito bem, deveria dar cursos em sindicatos – para a invasão de sete áreas abandonadas no centro da capital paulista. Festa sem bebida, com pouca comida, frio e muitas horas de aflição.

A ação? Fica por conta da invasão dos locais e do confronto com a Polícia Militar. O drama? Nos depoimentos das quatro coordenadoras. Mulheres, mães solteiras ou não, jovens ou adultas, cada uma com seus sonhos, suas conquistas, tentativas, recomeços e novos recomeços. O suspense? Paira o tempo todo para sabermos o final (antes fosse o final) da história e o que acontece com cada local tomado.

A comédia? Fica por conta do humor negro. A mais nova das coordenadoras, em um momento de desabafo, contemplando a vista do alto de um prédio, diz que só queria na vida um som e um guarda-roupa. Eu não. Escrevo este texto ouvindo música no computador e com roupas espalhadas pelo quarto por não caberem no meu segundo guarda-roupa. Não preciso querer.

Dia de Festa: filme, novela ou documentário? Se achar motivo, comemore.

Elas não têm casa para serem donas. Mas são, sim, muito desesperadas.

» leia/escreva comentários (0)