Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Sessão da tarde na telona

30.08.04

por Braulio Lorentz

Minoes

(Minusch, Holanda, 2001)

Dir.:Vicente Bal
Elenco: Carice van Houten, Theo Maassen, Sarah Bannier, Hans Kesting, Olga Zuiderhoek

Princípio Ativo:
miados e blocos de nota

receite essa matéria para um amigo

Minoes é prova de que filme no estilo "sessão da tarde" também tem vez na mostra Indie. Nos miados e notícias iniciais, o espectador já nota que a trama é mais rasa do que um pequeno prato raso - mais conhecido como pires. Hmmm... Miados e notícias? Pra tudo há uma explicação, que neste caso também pode ser chamada de sinopse: Um jornalista de uma pequena cidade holandesa está prestes a ser demitido. Paralelamente, uma gata é transformada em humana por causa de um líquido misterioso. A salvação do jovem repórter está no depoimento que a mulher-gato arranca de felinos influentes como "o gato do prefeito" ou "a gata do empresário de sucesso".

Gatos falantes toscos como os do seriado "Sabrina - aprendiz de feiticeira" dão um toque de trash à película. Uma menininha esperta, tipo uma malandrinha daquele filme "sessãodatardiano" com o James Belushi, rouba cenas e vira a melhor amiga da gata-humana Minoes. E, por essas e outras, parece que o idealizador do filme teve a idéia de trabalhar um roteiro bobinho unindo dois tópicos que nada tem a ver: jornalistas e gatos.

Neste caso, a solução escolhida foi utilizar altas doses de piadinhas e clichês pra curtir a vida adoidado. Então, se um dia eu me tornar um cineasta, aguardem um grande filme sobre jujubas vermelhas e power pop.

» leia/escreva comentários (0)