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Sem segredos

26.09.06

por Maikel Silveira

Ruído

(Ruido, Uruguai/Espanha/Argentina, 2005)

Dir.: Marcelo Bertalmío
Elenco: Jorge Visca, Jorge Bazzano, Maiana Olazábal, Lucía Carlevari, Eva Santolaria.

Princípio Ativo:
Simplicidade

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O que se pode esperar de um filme uruguaio, descrito por seu diretor como “de orçamento zeroâ€, cuja história diz de um homem à beira do suicídio que encontra salvação num precário emprego de inspetor de ruídos, que consiste em procurar barulhos que pertubam a paz de Montevidéu? Se este filme for Ruído, de Marcelo Bertalmío, a resposta é: muito.

Carente de recursos, como quase todo “el tercer cineâ€, Bertalmío conseguiu tirar leite de pedra, ancorando a obra num roteiro inteligentemente divertido e num grupo de atores que parece talhado para fazer do filme um programa extremamente interessante.

O início de "Ruído" nos dá a impressão de que estamos começando a assistir mais uma história de losers, dessas muito caras ao público de Sundance. Basílio, interpretada por Jorge Vísca (que, como informa, “só faz parte do filme porque é amigo do diretorâ€), é um homem apagado. Como empregado de uma agência publicitária, nosso anti-herói vive atolado de funções “indiotizantesâ€. Seu casamento vai de mal a pior. Seu cachorro não anda muito bem com ele e os vizinhos acreditam que ele denigre a imagem do prédio.

Quando a mulher o abandona de vez, com um sutil recado de “hasta nunca!', o suicídio torna-se para Basílio uma solução mais do que atraente. Prestes a tomar veneno (de cachorro), o pobre é surpreendido pelo toque de um celular perdido num gramado qualquer de Montevidéu. Ele atende.

É a partir desse ruído que a história de Basílio começa a mudar. Em menos de 12 horas ele consegue (ou melhor, cai em seu colo) um emprego de Inspetor de Ruídos. Sem horário determinado, com salário que só dá para os “estimulantesâ€, Basílio começa a percorrer a cidade na companhia de Méndez (Jorge Bazzano), seu novo superior.

Basílio encontra em seu caminho a pequena Vera, uma menina de 13 anos que precisa resolver uma embrulhada cometida por seu tio oncologista que, vítima de câncer terminal, começou a diagnosticar o mesmo para todas as pessoas que considerava merecedoras de punição.

Aos poucos, o sentido vai aparecendo na vida dos personagens. O macacão laranja, uniforme de Basílio, funciona para ele como uma roupa de super-herói, e parece dar-lhe coragem para enfrentar diversos obstáculos existenciais. Pela primeira vez, em anos, ele parece feliz.

O filme conquista sobretudo pela simplicidade e pelo carisma dos atores. Despretensioso, Bertalmío constrói uma história divertida e inteligente, aproveitando bem os tipos que desfilam pela tela. Nada de exercícios de virtuosismo ou saídas mirabolantes. O filme vem, dá seu recado e termina deixando uma sensação de leveza. Ponto.

Macacões laranjas e garotas em apuros

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