Busca

»»

Cadastro



»» enviar

De 0 a 9, sem mudar muita coisa

05.12.06

por Daniel Oliveira

Damien Rice - 9

(Warner, 2006)

Top 3: “9 crimesâ€, “Rootless tree†e “Dogsâ€.

Princípio Ativo:
fossa, parte 2

receite essa matéria para um amigo

Confesso que quando escutei Damien Rice cantar que “se ele [o outro] não a enlouquece como eu, deixe-o por mim...antes que algum de nós dois tenha accidental babiesâ€, não controlei a risada. Sério. A penúltima música do CD 9 é constrangedora como o vexame bêbado de “Cheers Darlin’â€, do primeiro álbum. Mas, ao contrário desta última, que deixava um engasgo na garganta, “Accidental babies†parece uma série de perguntas exageradamente humilhantes.

É sinal do início do desgaste de uma fórmula. Rice continua chorando mágoas, sofrendo – e, ocasionalmente, gritando. O que não é novidade nenhuma: Jeff Buckley e Rufus Wainwright já faziam isso bem antes dele. Só que a tristeza e a fossa profundas de canções como “Delicate†e “Amieâ€, do CD anterior, eram de cortar o coração, tamanha a autenticidade com que o cantor solta a voz.

Você tinha certeza de que se levasse um fora, chegasse em casa e escutasse 0 duas vezes seguidas, poderia morrer de depressão. Já com 9, é difícil se animar para essa segunda rodada. O álbum começa bem com “9 crimesâ€, inesperadamente tensa e contida. Mas logo em seguida, Rice retorna com a apelação de gritos e arranjos de cordas em “Elephantâ€, que parece uma versão não tão inspirada de “Blower’s daughterâ€.

Não há como negar que esse drama todo soa mais do mesmo, por mais que o arsenal de letras de fossa do moço ainda seja admirável. 9 conquista nas músicas em que o bardo irlandês se arrisca, como na pesada – para os padrões do cantor – “Rootless treeâ€. Ou na leve e quase feliz “Dogsâ€, sobre uma “garota que faz ioga†e um “garoto que mora do lado de uma colinaâ€. Quase porque, bem no final, Rice não perde a chance de chorar e dizer que “there’s no need for me†em todo aquele cenário bonito pintado na música. Admitamos: ele gosta de sofrer.

“Grey room†e “Sleep, don’t weep†passam longe de ser ruins, mas parecem sobras do outro álbum. No fim das contas, 9 é um bom CD em que a ausência da novidade de O – e a proliferação de genéricos de Rice - fazem letras como “oh, eu sei que eu te amo, então por favor solte o cabelo†de “Animals were gone†simplesmente uma rima forçada. Mas “pupilo em negação†também não era? Sem contar os momentos chatos, como a cansada e esgüelada “Me, my yoke and Iâ€.

Mas frases como “time’s contagious, everybody’s getting oldâ€, de “Coconut skinsâ€, ainda te deixam morrendo de peninha dele. E aos detratores: segurem as quatro pedras. É impossível julgar uma música de Damien Rice antes de escutá-la ao fundo de uma cena com Natalie Portman andando em câmera lenta. Aí, tudo pode mudar.

Damien: ele pensou bem, diminuiu o álcool e parou de dar vexames em casamentos de ex-namoradas. É um avanço.

» leia/escreva comentários (7)