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Como você nunca ouviu

21.02.07

por Braulio Lorentz

Fall Out Boy – Infinity on High

(Universal, 2007)

Top 3: “Thrillerâ€, “The Take Over, The Brakes Over†e “I’m Like a Lawyer... (Me & You)â€.

Princípio Ativo:
R & B & Emo & Me & You & braços longos

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Andrew, Joe, Pete e Patrick só têm caras de bobo. Em seu quarto lançamento, a banda de Chicago tenta abraçar o mundo e só um baita acidente de percurso os impedirá. O quarteto ainda faz valer o rótulo de punk pop, mas cada vez pendendo mais pro sobrenome deste site. Infinity on High, primeiro CD após o estouro obtido com a ajuda das pepitas “Dance, Dance†e “Sugar You’re Going Downâ€, foi (muito bem) vendido como “o Fall Out Boy como você nunca ouviuâ€.

As participações de duas figuras do R&B, Jay-Z e Babyface, atestam essa intenção. O convite aos dois deu origem às manchetes antes do lançamento. Abaixo das mesmas manchetes, o baixista Pete Wentz dizia, com pinta de estar fazendo um tremendo jogo de cena, temer a reação de seu público. O discurso das entrevistas lembra o das letras das novas canções, que continuam sendo por ele escritas.

Wentz aponta que a fama é menor que a infâmia em “Fame < Infamyâ€. A música, assim como “Thnks Fr Th Mmrs†e “Don’t You Know Who I Think I am?â€, poderia estar no disco anterior sem que ninguém notasse. “Goldenâ€, mais arrastada e lamuriosa do que deveria, é dona do pior trecho de letra: “E eu vi Deus chorando no reflexo de meus inimigosâ€. “The Take Over, The Break's Over†externa a aversão do franjudo por mídia e “flash flash flash photographyâ€. Em “I'm Like A Lawyer With The Way I'm Always Trying To Get You Off (Me & You)â€, o baixista confirma sua obsessão por advogados e títulos enormes numa só tacada.

Mas não é a mesmice, e sim o bem pouco do “como você nunca ouviu†que garante a subida no termômetro. O bando de rapazes recrutou Jay-Z para a produção de “Thrillerâ€, faixa de abertura com pinta de hit e refrão que gruda melhor do que post-it, até porque os daqui de casa vivem caindo. “Hum Hallelujah†cita “Hallelujahâ€, do canadense Leonard Cohen, e repete o momento coral que se encaixa tão bem quanto no primeiro caprichado single, “This Aint a Scene, It's an Arms Raceâ€.

Patrick Stump consegue a façanha de driblar a superexposição aos holofotes e ser o vocalista, guitarrista e co-produtor de Infinity on High. Ele está acompanhado do já citado produtor cara-de-bebê. O melhor fruto da parceria, “I’m Like a Lawyer... (Me & U)â€, é meloso e pop de um jeito que bandas ditas emo sequer chegaram perto. O mais desavisado que ligar o rádio vai sorrir e assobiar ao mesmo tempo pensando que o Maroon 5 finalmente voltou.

Mas se trata do FOB, que encerra o expediente ao som da deliciosa “I've Got All This Ringing In My Ears And None On My Fingersâ€. O petardo termina com teclados, trombone, falsetes e promessas de um “Fall Out Boy como você nunca ouviu†para o próximo lançamento.

Retrato do Fall Out Boy: Pete careteiro, Patrick sério (e de chapéu)

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