Busca

»»

Cadastro



»» enviar

The life pursuit

19.09.07

por Rodrigo Campanella

As Leis de Família

(Derecho de Familia, Argentina/Itália/Espanha/França, 2006)

Dir.: Daniel Burman
Elenco: Daniel Hendler, Arturo Goetz, Julieta Díaz, Eloy Burman, Adriana Aizemberg

Princípio Ativo:
geração

receite essa matéria para um amigo

Ariel Perelman tem algo como trinta anos. Podia ter quinze, vinte, um quarto de século. Tem um pai, que ele não quer imitar porque provavelmente já tentou e não deu certo. Divide uma casa com a mulher e o filho, enquanto aprende a trancos suaves a diferença entre compartilhar um cômodo e ser marido & pai. Trabalha como defensor público e professor. Não é um gigante intelectual, um certinho convicto ou boa-praça exemplar. Pode até ser uma coisa dessas às vezes, mas isso não interessa ao diretor Daniel Burman, que também fez o roteiro. Ariel Perelman tem somente a medida exata de um homem, boca meio embasbacada enquanto o mundo se descortina.

Dá trabalho chegar a fazer um filme desses. E leva tempo.

Cortar as gorduras da história, ver com bom humor, descobrir que um filme honesto não traz paz mas uma outra espécie de alívio – isso não é fácil. O roteiro arranja trinta tardes de pernas pro ar para Ariel, quando seu prédio de trabalho é interditado sob risco de desabamento. Nessas horas livres, sem a desculpa da mesa atulhada de papéis, sobra para ele enxergar e abraçar a nova (e confusa, para ele) transição – um dia filho, hoje pai.

Ariel Perelman é a continuação adulta daquele menino de cabelos loiro-espetados que tinha um tigre chamado Haroldo. Carrega um pacote de mordacidade no bolso, usado em doses homeopáticas. É já um homem, mas vê um meio menino no espelho. E entre Ariel e seu filho de dois anos e meio, é óbvio que o garotinho está mais preparado para a vida do que ele – como Calvin talvez estivesse mais bem-preparado que qualquer um.

Os protagonistas dos filmes de Burman costumam carregar o mesmo primeiro nome: Ariel.

E a sorte de Ariel é ter nascido em um cinema - o argentino – onde a classe média que dirige os filmes atuais costuma retratar dilemas humanos com uma honestidade íntima, filmando o universo da própria classe mais ou menos média. E tece essas tramas num fio que alinha gêneros distintos – como nesse drama que tranquilamente pode ser dito comédia.

O ótimo Daniel Hendler, que dá vida a Ariel Perelman, tem sério risco de ser o protagonista de um filme profundamente geracional. Seu Perelman provavelmente nasceu nos mesmos anos que “Mãos de Cavaloâ€, o velho menino que dá nome ao livro de Daniel Galera. Se um e outro forem isso mesmo, violentamente geracionais, é uma qualidade que pode render cadeira cativa no tempo. Mas as duas histórias, especialmente a de Ariel, são cortadas sob medida para quem consegue chorar com gosto. Boa parte das vezes, rindo junto. Sem essa possibilidade, deve ser chato pra caramba.

Mais pílulas:
O que você faria?
Herência
Cão Sem Dono
Nacido y Criado, em Gramado 2007

Ariel bem que tenta

» leia/escreva comentários (7)