Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Quatro ondas

18.02.08

por Rodrigo Ortega

Onde Brilhem os Olhos Seus

(Tratore, 2007)

Top 3: "Descansa Coração", "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos", "Lindonéia".

Princípio Ativo:
Sutileza

receite essa matéria para um amigo

Era uma vez uma vocalista do Pato Fu que resolveu cantar músicas do repoertório da Nara Leão e gravar um disco chamado Onde Brilhem os Olhos Seus, produzido por Nelson Motta. Era uma vez uma resenha mentirosa que resolveu inventar histórias livremente inspiradas nas histórias do disco.

"Lindonéia"
Todo útero é uma célula revolucionária. Imagine: ela é jovem, mas já sentou nos banquinhos daqueles jazzistas de apartamento. Deitou nua entre Europa e América, enquanto as bombas explodiam em 68. Fez sexo na lama, calçou coturno, foi para a reabilitação. Seu nome não é Lindonéia. Foi assim que um garoto cabeludo a chamou, mas agora ela não tem nome. Os nomes, as cidades, os apartamentos, a lama e as bombas foram só apostas que os meninos perdiam enquanto as meninas cantavam sua revolução sutil. Agora ela tem cabelo curto. E ainda tem aquele garoto irônico, hoje de cabelo raspado, deitado entre seus seios. Todo seio é uma célula revolucionária.

"Odeon"
Hahahaha! Ou, como você deve estar dizendo agora, rárárárá. Sério que você vai fazer seu aniversário num "botequim"? Vai ter média, pão com manteiga e parati? Sério que você chamou aquele velho cheirador que quer ser amigo de todas as pessoas populares, mas ainda não percebeu que já está muito velho e cheirador pra ser amigo de todas as pessoas populares? Toma vergonha, Maria Joana! (Ps: Mas eu ainda te amo. Talvez eu vá.)

"Debaixo dos caracóis dos seus cabelos"
Preciso arrumar um jeito de fugir. Essa cidade é tão grande, tão aberta, tem que haver uma saída - um refúgio dos sapatos brilhantes e das apresentações em Power Point. E se eu pedisse para o taxista passar antes em Jacarepaguá? É longe pra caramba. Mas, droga, não sei o caminho. Coloco o fone no ouvido. Bateria eletrônica, palminhas, música de Roberto Carlos com sotaque mineiro. Meu Deus, isso pode me ajudar. Aumento o som. Sinal vermelho, beleza – mais tempo para curtir a praia e a vontade de ficar mais um instante.

"Descansa Coração"
Talvez você pense que é só ar, só ondas sonoras. Mas vem cá. Chega perto. Sente como cada pêlo meu se levanta quando as ondas batem. Já ouvi vozes mais fortes, que fazem mais curvas. A dela parece um sopro leve, mas se infiltra em mim. Nenhuma outra chega até meus ossos, nenhuma vale mais do que os ossos que eu enterrava no jardim dela. Naquele tempo eu roçava minha barriga em suas pernas. Não me importava com os chutes. Até que eu perdi a força nas patas e ela a coragem de chutar. Ela nem se aproxima mais. Hoje só consigo dar um latido agudo quando a ouço de longe cantar sobre um coração cansado. Ela disse que eu tinha raiva, mas é mentira. Eu não tenho raiva. Eu tenho é medo de entregar os pontos e dar um descanso para o meu coração.

Fernandas Takais

» leia/escreva comentários (13)