Busca

»»

Cadastro



»» enviar

A rapadura pop

11.05.08

por Mariana Marques

Madonna - Hard Candy

(Warner, 2008)

Top 3: "Heartbeat", "Candy Shop" e "Miles Away".

Princípio Ativo:
Rapadura

receite essa matéria para um amigo

Hard Candy, 14º álbum de Madonna, já ocupa os primeiros lugares dos rankings mais bambambãs do planeta. Já carinhosamente apelidado de "rapadura" aqui no Brasil – bom, pelo menos pelos meus amigos fãs da cinquentona – não é díficil prever que muitas de suas faixas ainda irão ser trilha sonora das boates mundo afora.

Qualquer canção produzida por Timbaland e interpretada por Madonna e Justin iria fácil para os topos das paradas, sendo boa ou não. É o tipo de tarefa já conquistada antes mesmo de ser lançada. Ainda que você não goste, "4 minutes" consegue te vencer pela insistência. Quando menos esperar você vai se pegar cantarolando as batidas das quatro notas de Timbaland. Alguns dizem que, quando isso acontece, é porque "a música cresceu dentro de mim". Eu chamo de insistência mesmo.

Mas Timbaland também produz uma das responsáveis pelos melhores momentos do disco. Escrita por Madonna e Justin Timberlake, "Miles Away" possui a melhor letra de Hard Candy, que trata de relacionamentos à distância - ou da distância em um relacionamento. O violão e vocais aprimorados também ajudam. Isso para deixar claro que ter a melhor letra aqui nem é tanta vantagem. Até mesmo as referências sexuais são de fraca ousadia para Madonna. Em "Candy Shop", os versos "Come on in to my store cause my sugar is sweet" me faz lembrar com vergonha da homônima de 50 cent (I take you to the candy shop/ I'll let you lick the lollipop). Ainda assim, a batida da música, claramente responsabilidade de Pharrell, a coloca no top 3 do álbum.

"Heartbeat" é pérola pop bacana e me fez pensar até que poderia estar em um disco pop mais redondinho, como Loose, da Nelly Furtado. "She's not me" vai fazer muita menina com dor-de-cotovelo cantar sobre o namorado que a amiga roubou. Só vai ser difícil cantar a parte em que Pharrell intervém, um tanto quanto indecifrável aos ouvidos.

Madonna ensina espanhol e flerta com o flamenco em Spanish Lessons, talvez a mais diferente do álbum. Vamos considerar que é licença poética dizer que "yo soy louco" significa "you drive me crazy". A gente perdoa porque a canção quebra os ritmos insossos das anteriores "Beat Goes On" e "Dance 2night".

Munindo-se das produções de Timbaland e The Neptunes, será díficil Madonna não reconquistar o mercado norte-americano (perdido desde o polêmico American Life, de 2003). Hard Candy é rapadura pop, é doce, mas não é mole. Vale dizer que também não gruda tanto assim. Talvez, quem sabe, com muita insistência...

Justin e Madonna: sucesso garantido

» leia/escreva comentários (11)