Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Mentiras de guerra

29.09.08

por Renné França

Trovão tropical

(Tropic thunder, EUA/Alemanha, 2008)

Dir.: Ben Stiller
Elenco: Ben Stiller, Robert Downey Jr., Jack Black, Jay Baruchel, Steve Coogan, Tom Cruise

Princípio Ativo:
Hollywood war inc.

receite essa matéria para um amigo

Um aviso importante: não chegue atrasado na sessão de “Trovão Tropical” e muito menos converse durante os trailers... você pode perder mais do que imagina.

A nova comédia dirigida, co-escrita e estrelada (ufa!) por Ben Stiller vai bem além do que aparenta. Brincando com um gênero cinematográfico de maneira infinitamente mais inteligente que as paródias dos irmãos Wayans e afins, Stiller usa a metalinguagem para escancarar clichês, egos inflados, produtores obcecados – e, até mesmo, para explodir com o politicamente correto.

Na história, um astro de ação decadente (Stiller), um comediante escatológico (Black) e um ator respeitado (Robert Downey Jr.) estão fazendo um filme de guerra quando são confundidos com soldados verdadeiros por uma milícia. O que era filmagem vira guerra “de verdade”, com papéis se misturando a personalidades - e realidade com ficção.

Stiller é inteligente ao refletir na linguagem do filme a metalinguagem do roteiro: além do aviso que abre esse texto, fique atento às referências óbvias a “O Resgate do Soldado Ryan”, “Platoon”, “Apocalipse Now” e participações especiais inesperadas. Os diálogos brincam com todas essas citações e a ótima trilha sonora sai direto dos filmes do sub-gênero Guerra do Vietnã.

Em meio a cenas de ação bastante eficientes (e deliciosamente copiadas de grandes filmes), Ben Stiller continua fazendo as mesmas caras e bocas de “Quem quer ficar com Mary?” e “Entrando numa Fria”, enquanto Jack Black exagera nas caretas. Alem disso, algumas piadas podem passar batidas para o público brasileiro, enquanto as várias brincadeiras com minorias podem incomodar e constranger. Mas são problemas menores em uma obra que usa e abusa do “contrato filme-espectador”: sabemos que cinema é ficção, mas precisamos acreditar em tudo que vemos na tela para podermos nos divertir.

É nessa constante brincadeira entre realidade e mentira que “Trovão Tropical” encontra seus melhores momentos. O ritmo é bom e Robert Downey Jr. arrasa interpretando um personagem negro carregado de estereótipos. Em meio a tudo isso, porém, meu conselho maior é para que você procure por Tom Cruise no filme. Se ao final ainda não o tiver encontrado, saiba que é o cara que simplesmente roubou todas as cenas em que apareceu. E só isso já vale o ingresso.

Mais pílulas:
- Uma noite no museu
- A conquista da honra
- Soldado Anônimo
- ou Navegue por todas as críticas do Pílula

Tom Cruise não apareceu para não roubar a foto também.

» leia/escreva comentários (3)