Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Renovação democrática

30.09.08

por Rodrigo Ortega

Oasis - Dig Out Your Soul

(Rapidshare, 2008)

Top 3: "I´m outta time", "Shock of the lightning", "Falling Down".

Princípio Ativo:
Quase-groove

receite essa matéria para um amigo

O novo disco do Oasis deveria vir com um adesivo na capa: "Só para fãs". Não que seja um trabalho sem importância - muito menos restrito, já que estes fãs são todas as pessoas que compraram 50 milhões de cópias dos sete discos anteriores da banda e lotam seus shows até hoje. Mas Dig Out Your Soul é um álbum menos focado nas composições e mais nos arranjos e gravações.

"Nosso novo CD não tem hits", chegou a afirmar o guitarrista Noel Gallagher. Se por um lado a declaração parece absurda, pois, pelo menos na Inglaterra, qualquer merda que o Oasis gravar vai fazer sucesso, por outro lado faz sentido: que diferença faz mais um hit a essa altura da carreira deles? Neste sentido o disco segue o caminho do último lançamento da banda irmã do Oasis, o Verve.

Outra declaração curiosa de Noel foi de que as faixas desse disco eram mais focadas no groove. Não espere uma reencarnação de James Brown no corpo dos ingleses, mas eles realmente parecem atentos pela primeira vez àquele que sempre foi o ponto fraco da banda: a parte rítmica. Já nas duas primeiras músicas, "Bag it up" e "The turning", nota-se que o novo baterista da banda, Chris Sharrock, vai ter que decorar mais levadas do que três antecessores juntos.

Em "Soldier On", última faixa do disco, a linha de baixo é o elemento principal, fato notável para uma banda cujo objetivo principal já foi esconder tudo o que não fosse a voz de Liam Gallagher atrás da muralha de guitarras do seu irmão Noel (ouça Be Here Now, de 97). Também pela primeira vez, eles permitiram um remix oficial de uma música, "Falling Down", pelos Chemical Brothers.

Noel amplia a abertura democrática nas composições. Das onze músicas, cinco não têm a assinatura dele (uma do guitarrista Gem Archer, outra do baixista Andy Bell e três de Liam). Ao contrário de outra neo-democracia, o Weezer, o novo regime fez bem ao Oasis. A faixa com maior potencial radiofônico é "I´m outta time", uma balada de Liam. "To be where there´s life", de Gem, e "Nature of reallity", de Andy, apostam em viagens instrumentais e riffs blueseiros, sem copiar a fórmula dos líderes da banda. Em vez de velhos obsessivos, os Gallaghers estão se tornando senhores ponderados.

Obs: essa resenha foi escrita sem as palavras "retrô", "psicodélico" e "Beatles".

Outro efeito do tempo sobre os músicos foi transformá-los em anões

» leia/escreva comentários (10)