Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Duas Faces

13.11.08

por Leonardo Sales

Beyoncé – I am...Sasha Fierce

(Columbia Records, 2008)

Top 3: "If I were a Boy", "Single Ladies" e "Sweet Dreams".

Princípio Ativo:
Cinzas

receite essa matéria para um amigo

Ela é intensa, apaixonada, sonhadora, independente, extravagante e até um pouco religiosa. Ela é uma diva. Ela é Sasha Fierce, o alterego de Beyoncé que há algumas semanas vem causando alvoroço em torno de seu novo álbum duplo, que será lançado oficialmente no próximo dia 18.

No seu terceiro trabalho solo, a ex-Destiny´s Child deixa pulsar os momentos de sua nova fase em cada batida de suas 11 músicas, mais imersas no R&B do que nunca. É o que nos denuncia o primeiro disco de I am...Sasha Fierce, com canções que muito se distanciam de hits como "Crazy in love", "Déjà Vu", que habitaram por muito tempo o dial de muitas rádios mundo afora.

Em "If I Were a Boy", faixa de abertura e primeiro single do CD, Sasha parece estar desencantada com o universo masculino e destila farpas de decepção a um mancebo, que carrega o fardo da imaturidade varonil. Apesar dos agudos desnecessários da canção, não resta a menor dúvida de que vai ser o hit romântico da próxima estação.

A desilusão de Sasha permanece nas três faixas seguintes, "Halo", "Dissapear" e "Broken-Hearted Girl". Lamentando o fracasso de seus romances, ela segue solitária e mais madura, mas ainda lhe resta encantamento pela vida. A fé e a esperança no amor encontram em "Ave Maria" e "Satellites" a melhor expressão das ideologias de Sasha Fierce.

No segundo disco já estamos com saudades da "boa e velha" Beyoncé. É quando "Single Ladies" traz a diva em sua plena forma, pronta pra mostrar que Sasha é também uma dancing queen (assim como um de seus fãs nesse sensacional vídeo). Produzidas na medida certa pra estourar em pistas de dança, "Radio" e "Sweet Dreams" fazem uma incursão pela dance music, enquanto "Diva" e "Vídeo Phone", resgatam a verve hip-hop da cantora.

Ela pode ser Sasha Fierce com visual Sade, mas de fato a tematização do novo disco de Beyoncé não consegue evitar os clichês sonoros que vêm marcando o mundo da música pop nos últimos anos. Já tem gente alarmando que vem por aí o pior disco da cantora.

Beyoncé tentando ser um pretzel, segundo o Papelpop

» leia/escreva comentários (34)