Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Medo e delírio em Las Vegas (e Nova York, Filadélfia, Seattle, Atlanta...)

01.01.09

por Rodrigo Ortega

Justice - A Cross the Universe

(EUA/França, 2008)

Dir.: So-Me, Romain Gavras, Justice
Elenco: Gaspard, Xavier e amigos

Princípio Ativo:
Merda iminente

receite essa matéria para um amigo

"Nós somos seus amigos, você nunca mais vai ficar sozinho de novo." As palavras parecem de livro de auto-ajuda, mas conforto espiritual passa longe das imagens da multidão berrando, da trilha ameaçadora e dos dois franceses de jaqueta de couro em cima do palco. Um deles está com a mão coberta com um curativo improvisado, encharcado de sangue. A ferida veio da garrafa quebrada na cabeça de um fã que alguns minutos antes enchia o saco deles nos bastidores.

Esse foi só mais um dia da turnê do Justice pela América do Norte, em abril de 2008, e só mais uma entre as cenas bizarras do DVD A Cross the Universe, um documentário dessa jornada. Os diretores So-Me e Romain Gavras (responsável pelo polêmico clipe de "Stress") acompanham a dupla e sua equipe 24h por dia. O resultado é bem diferente dos "DVDs ao vivo" normais. As cenas de shows são apenas trechos misturados com passagens banais da viagem e, especialmente, com conversas e situações surreais.

Os músicos Gaspard e Xavier trabalham mais ou menos como Pinky e Cérebro, respectivamente, mas não atuam sozinhos. A cada minuto aparece um personagem mais desmiolado que o outro, com destaque para o assistente fanático por armas e o motorista do ônibus que se inscreveu no Guiness Book como o dono da voz mais grave do mundo. Achar esses ótimos coadjuvantes é o primeiro mérito dos diretores.

O segundo é a cumplicidade com os protagonistas. Em uma entediante entrevista no Canadá, a lente foca a bunda e os peitos da repórter, acompanhando os olhares dos músicos, bem mais interessados no seu corpo do que nas suas perguntas. Mais bundas e peitos aparecem em diversas outras cenas com groupies nas filas, nos shows e em festas nos bastidores.

O DVD acompanha um CD com as faixas completas, para quem sente falta dos sucessos do Justice. Mas as imagens não são apenas um aperitivo exótico para a música. A sensação de perigo constante, aquela certeza de que "isso vai dar merda" a cada cena do filme, reproduz a essência da música deles.

Baixar esse filme pode ser uma boa até para quem não está nem aí pra música da dupla. Afinal, não é toda hora que a gente tem a chance de ver alguém tentar colocar fogo em uma patricinha irritante do Kansas, avacalhar o refrão de "Under the bridge" na cara do Anthony Kiedis, levar um mendigo para assistir ao casamento com uma desconhecida em Vegas ou alimentar um esquilinho com um comprimido de aspirina.

Mais pílulas:
- Across the Universe
- Justice ao vivo
- Eurockéennes 2007
- Navegue por todas as críticas do Pílula


Um trecho do Universo

» leia/escreva comentários (1)