Busca

»»

Cadastro



»» enviar

1, 2, 3, Baladas

16.12.04

por Braulio Lorentz

U2 - How to dismantle an atomic bomb

(Universal, 2004)

Top 3: “Vertigo”, “Original of the Species” e “City Of Blinding Lights”.

Princípio Ativo:
Hm... Baladas?

receite essa matéria para um amigo

Bono Vox não sabe contar em espanhol (no início de “Vertigo” ele grita: "1,2,3,14"), The Edge sabe tocar guitarra como poucos e o U2 é uma banda que merece estar por tanto tempo no topo das paradas. Essas são algumas das principais impressões que se tem com a audição de “Vertigo”, o primeiro single do mais recente disco do quarteto. E que riff legal...

Single bacanudo à parte, o CD peca pelo excesso de baladas. Os caras apresentam um misto de “depressão profunda e diversão”, segundo definição do baterista Larry Mullen. Adan Clayton, o baixista, vai além ao afirmar que o U2 se sentiu livre para trabalhar com um punhado de músicas anti-rock. E eles têm razão.

Quase todas as candidatas a “With or Without you” convencem, o problema é que são muitas candidatas a “With or Without you”. “Miracle Drug” é piegas, mas não deixa de ser bonita. Bono canta com uma emoção de arrancar suspiros de garotas e garotos que porventura não consigam entender a letra. “Crumbs From Your Table” é herdeira direta da ótima "Walk On", do disco anterior de estúdio, All that you can leave behind. A letra vai indo bem, até Bono soltar um par de "Cool down mama, cool off´s" que sempre me faz esconder a cabeça embaixo da minha almofada azul. A deliciosa “All because of you” é o próximo single e está mais na linha “Vertigo”.

“City Of Blinding Lights” tem timbres de guitarra que nos remetem ao hit "I Still haven’t found what I´m looking for". A paixão pela cidade de Nova York se confunde com a paixão pela garota, numa sacada que talvez nem Bono tenha sacado. Desse jeito eu fico parecendo um professor de cursinho que acha significado no sobrenome do irmão do protagonista de um livro? Iracema é um anagrama de América ou José de Alencar apenas achou que soava bonito? "1,2,3,14" é uma referência ao produtor Steve Lillywhite que trabalho nos três primeiros discos da banda e foi escalado para produzir How to Dismantle an Atomic Bomb, décimo quarto disco da carreira do U2?

"I'll give you everything you want/ Except the thing that you want" (“Eu lhe darei tudo que você precisa/ Exceto o que você precisa”) é uma grande frase cantada no pré-refrão de “Original of the Species”, uma das melhores faixas do CD. “Yahweh”, o suspiro final do álbum, foge um pouco da temática romântica, mas não deixa de ser uma boa trilha para casal de namorados. Trata-se de uma balada social que cumpre bem o papel. "Take this mouth/ So quick to criticise/ Take this mouth/ Give it a kiss" (“Pegue essa boca/ Tão rápida para criticar/ Pegue essa boca/ Dê um beijo”), aconselha o vocalista.

Ao todo são canções que mantêm a tradição de bons baladeiros do U2. Diferente de muitos medalhões que já deveriam ter pendurado as chuteiras há muito tempo, a banda irlandesa mais famosa do mundo ainda nos faz lembrar dos anos 80, mas sem aquela sensação de que o melhor já passou.

Da dir.: Adan, Bono, The Edge e Larry, os 14 integrantes do U2

» leia/escreva comentários (5)