Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Para quem canta o Caetano?

03.05.09

por Augusto Veloso

Caetano Veloso - Zii e Zie

(2009)

Top 3: "Perdeu", "Incompatibilidade de Gênios", "A cor amarela"

Princípio Ativo:
Trans

receite essa matéria para um amigo

Essa não é a primeira vez que a pergunta do título me persegue. Quando Caetano lançou "Não enche", no CD Livro, de 97, eu e muita gente achou que ele estivesse cantando um final para o relacionamento com Paula Lavigne. É mais divertido pensar que ele preferiu se resignar e manter os conselhos da produtora/ex-mulher do que aceitar a alegada versão de que ele teria escrito a música para a imprensa.

Escutando Zii e Zie, fiquei de novo inspirado em imaginar pessoas para as quais ele pudesse ter escrito as músicas. Aliás, essa questão já surgiu quando li o título do CD. Zii e Zie significa Tio e Tia em italiano. Segundo Caetano, o nome fala aos brasileiros que viraram tias e tios de meninos em sinais de trânsito pelas metrópoles afora.

Este é o segundo CD de Caetano com a bandaCê, formada por Pedro Sá na guitarra, Ricardo Dias Gomes no baixo e Marcelo Callado na bateria. A banda e a direção de Moreno Veloso podem ser considerados os grandes responsáveis pelo som moderno que sai de Zii e Zie.

É com essa batida moderna que ele canta "Perdeu", música feita para alguns daqueles meninos de sinal que se tornam "chefete" do tráfico em uma favela qualquer. As músicas do CD foram batizadas de transambas, o que seria de algo que atravessa o samba mas está além do próprio. "Perdeu" tem no tema sobre a favela e na batida ritmada as bases de um sambinha clássico, mas os arranjos da guitarra e a letra trazem a música para longe do estilo. E assim vai por todo o disco, em uma brincadeira de samba que não é samba, que é mais-que-samba.

Transrock é o outro nome para o estilo que Zii e Zie apresenta. Este pode ser secundário no álbum, tanto que aparece somente na contracapa, mas posso identificá-lo em uma composição que originalmente era um samba. Falo de "Incompatibilidade de gênios", samba de João Bosco e Aldir Blanc, que apresenta uma bateria mais próxima do rock, com solos de guitarra distorcida e um ritmo mais lento. Esta, Caetano canta para os leitores de seu blog, que escolheram em votação que esta versão deveria ser lançada no CD.

Algumas músicas são óbviamente endereçadas a todos e ninguém em especial, como "Base de Guantánamo", que é uma música de protesto, assim como outras composições de Caetano. Porém, todas foram construídas ou reconstruídas dentro do espaço do blog "Obra em Progresso". Caetano discutia ali o seu processo de criação e de gravação e procurava receber as impressões dos leitores sobre as letras, músicas, shows e até mesmo sobre suas idéias políticas e sua vida pessoal. Mesmo não podendo mais participar do processo, o blog torna a experiência de escutar as músicas um tanto mais interessante.

Por exemplo, somente para quem lê sobre "A Cor Amarela" no blog é que fica claro que a relação desta música com o grupo É o Tchan não é a bela bunda de uma negra de biquini para quem a música foi escrita. Mas, mesmo sem os comentários de Caetano sobre a música, você pode ficar satisfeito com a melodia, que, para mim, é a que mais evidencia a denominação Transamba.

Caê em momento Zzzzz

» leia/escreva comentários (4)