É mais ou menos o caso dos protagonistas de “Apenas o fimâ€, filme que estreou no Festival do Rio no ano passado, arrebatou o prêmio do público e vem colecionando elogios e detratores desde então. Dirigido pelo carioca Matheus Souza, de 20 anos (portanto, membro dessa geração), o longa conta a última hora do namoro de Tom (Gregório Duvivier) e a personagem (sem nome) de Érika Mader, prestes a abandoná-lo para sempre.
Pílula Pop: O que você fez em “Apenas o fim†e gostaria de não ter feito?
Matheus Souza: Tem uma cena na qual, ao fundo, aparece uma mulher correndo desesperada para se esconder da câmera. Nunca nenhum espectador percebeu, mas toda vez que eu olho, lembro dela passando na hora e penso "como gostaria de ter uma máquina do tempo para voltar a 1953 e impedir o nascimento dessa mulher". O filme tem vários defeitos, como qualquer um, mas eu gosto deles.
Pílula Pop: Qual a sua cena preferida do filme?
Matheus Souza: Quase no final, quando ele fala que ela poderia fazer qualquer coisa, xingar, humilhar, trair, ovar em praça pública que, mesmo assim, se um meteoro estivesse indo em direção à Terra e, mais especificamente, em direção a ela, ele se jogaria na frente para defendê-la. Aà ele lembra que isso não adiantaria de nada. O meteoro acabaria com os dois mesmo assim. E isso resume bem o relacionamento deles.
Pílula Pop: Quantos por cento de Matheus existe em Tom?
Matheus Souza: Muitos por cento.
Pílula Pop: E quantos por cento das ex-namoradas do Matheus existe na personagem da Érika?
Matheus Souza: Bastante por cento.
Matheus, entre alteregos.
Pílula Pop: Se “Apenas o fim†fosse uma música, qual seria?
Matheus Souza: A primeira demo de "Last Nite" dos Strokes. Sei lá, me veio isso na cabeça agora.
Matheus Souza: Frenesi Polissilábico, do Nick Hornby.
Pílula Pop: Qual o último filme que você viu?
Matheus Souza:Duplicidade, ontem. Sou um eterno apaixonado pela Julia Roberts e ela ficaria triste se eu não fosse prestigiá-la, mesmo nessa correria de lançar filme e tudo mais.
Pílula Pop: Qual o último filme de que você gostou?
Matheus Souza: Dos mais recentes, o melhor foi Star Trek.
Pílula Pop: Qual o último filme que você achou uma bosta?
Matheus Souza:Wolverine (que não merece nem que eu escreva o tÃtulo completo).
Pílula Pop: Qual filme você mais viu durante as gravações?