Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Cardigans

por Braulio Lorentz

receite essa matéria para um amigo


Versão “sol e cabelos loiros”
Cardigans não é apenas a banda daquela música fofa da trilha do filme “Romeu + Julieta” ou a banda daquela vocalista loirinha não menos fofa. O quinteto sueco capitaneado por Nina Persson, a tal loirinha que por vezes é morena, lançou seu maior sucesso no ano de 1996. “Lovefool” é o principal hit do álbum First Band on the Moon, com o qual os compatriotas do ABBA ficaram conhecidos. Quem não se lembra dos versos “Love me, Love me/ Say that you love me”?

Longe de ser uma one hit band, os cinco fãs confessos de Heavy Metal volta e meia aparecem nas paradas com músicas ensolaradas como “Rise & Shine” e “Carnival”, ambas do segundo álbum, Life, de 95. Mas Long Gone Before Daylight, de 2003, provou que isso pode depender da estação. Se Life, First Band on the Moon e Emmerdale, a estréia de 94, eram grandes trilhas para se ouvir em um dia de sol, Long Gone... é perfeito para os dias de céu encoberto.

Já Gran Turismo, de 98, é um CD para se ouvir guiando um carro. Isso por causa do clipe de “My Favourite Game”. No polêmico vídeo a vocalista dirige em alta velocidade com imprudência digna de quem põe uma pedra no acelerador. Também reforça essa sensação o fato de o nome do disco ser uma homenagem ao jogo de Playstation preferido do Cardigans. Um jogo de corrida de carros, é claro. Muito além dos automotores, um clima sombrio dá as caras. Para se ter uma idéia, no clipe de “My Favourite Game” Nina morre no final e no de “Erase & Rewind” todos os integrantes são esmagados enquanto tocam.

Desde 92, o Cardigans permanece com a formação original: o baterista Bengt Lagerberg, o baixista Magnus Sveningsson, o guitarrista Peter Svensson, o guitarrista e tecladista Lars-Olof Johansson e Nina. Tudo acontece na carreira entre um cover de Black Sabbath (“Sabbath Bloody Sabbath” em Emmerdale) e outro (“Iron Man” em First Band on the Moon). Mas isso já é uma outra história...

O que interessa neste momento é que o sol voltou a brilhar, mesmo que por uma fresta da janela, no mais novo petardo do Cardigans. O disco Super Extra Gravity viu a luz do sol no dia 17 de outubro de 2006, mas mora no tocador de mp3 de muitos desde setembro. De lencinho e óculos de sol a postos, esperamos as próximas canções e a aguardada estréia do Cardigans em palcos brasileiros.

Versão “nuvens e cabelos pretos”
Discografia
  • Super Extra Gravity - 2005
  • Long Gone Before Daylight - 2003
  • Gran Turismo - 1998
  • First Band On The Moon - 1996
  • Life - 1995
  • Emmerdale - 1994

» leia/escreva comentários (15)