Para manter a fama de mau,
Fincher esconde o rosto...
Filmagens de “
ZodÃacoâ€.
Jake Gyllenhaal repete a mesma cena pela 90ª vez. David Fincher, filmando com tecnologia digital, deleta os últimos dez takes. E continua a filmar. A mesma cena. Pode parecer Transtorno obsessivo-compulsivo para alguns. O cineasta afirma que queria simplesmente “induzir lágrimas involuntárias de frustração no atorâ€.
O perfeccionismo de David Leo Fincher, nascido aos 28 de agosto de 1962 em Denver, já lhe rendeu comparações a
Kubrick. Suas primeiras filmagens foram em 8mm, aos 8 anos, e aos 18, já havia conseguido um emprego na
Industrial Light & Magic, onde trabalhou em “Retorno de Jedi†e “Indiana Jones e o templo da perdiçãoâ€.
Individualista, ele não se adaptou à coletividade da IL&M e seguiu para a publicidade. Na primeira campanha, para a
American Cancer Society, um feto fumava um cigarro, adiantando a visão pessimista e sarcástica de seus filmes. O destaque, porém, veio no videoclipe, especialmente na ironia pop de
Vogue, da
Madonna.
A liberdade de criação que ele teve aà encontrou seu extremo oposto já em seu primeiro longa. “Alien 3†foi um sonho tornado pesadelo: apavorados com um diretor estreante ousado demais, os executivos da Fox picotaram o filme e boicotaram seu lançamento. O trauma rendeu três anos de hiato no cinema só encerrados com um roteiro que conciliava sua visão de mundo com um gênero popular.
“Se7en†revitalizou o filme de serial killer. “Em 40 anos, ninguém vai lembrar de mim nem de
Brad Pitt, mas vão falar do cara mau entregando a cabeça do mocinho em uma caixaâ€, resumiu Fincher. Escuro, com cenas iluminadas somente por lanternas como no seu clipe de
Janie’s got a gun, e sério, o filme foi um sucesso de público.
Já o humor negro de “Vidas em jogoâ€, apesar de Michael Douglas e Sean Penn em cena, não foi tão bem assim. Nem o trabalho seguinte. Mas “Clube da luta†não precisou disso. A adaptação da obra de Chuck Palahniuk sintetizou o visual escuro, misturando texturas reais e computadorizadas, e a idéia (dos dois longas anteriores) da violência como catarse da experiência vazia do que é “ser humano†hoje.
O filme se tornou um cult e sucesso em DVD discutido
ad nauseum por seus adoradores. O reconhecimento gerado aà cogitou o nome de Fincher para “Prenda-me se for capazâ€,
Dália negraâ€,
“Missão ImpossÃvel: 3â€,
“Batman beginsâ€,
“Homem-aranha†e “Confissões de uma mente perigosaâ€. A fama de centralizador e gênio difÃcil o afastou de todos.
O diretor optou, então, por um thriller despretensioso para o qual desenvolveu ele mesmo a tecnologia dos movimentos de câmera por fechaduras e fiações elétricas. “O quarto do pânico†teve crÃticas divididas, mas boa bilheteria – o que provavelmente bancou as quase três horas de seu filme seguinte. Em “ZodÃacoâ€, Fincher revisita o assassino que era discutido por seus colegas de escola primária e retrata, mais uma vez, sujeitos perdidos em uma sociedade complexa.
Perfeccionista, pessimista, individualista, obsessivo. Quem se importa se os filmes deles continuarem bons desse jeito?
...e sacaneia:
“Tá vendo o final da avenida? Quero que você corra até lá e volte 150 vezes.â€