Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Em nome do pai

» receite essa matéria para um amigo

(In the name of the father, 1993)

Dirigido por: Jim Sheridan

Contexto politico: Inglaterra X IRA, Protestantes X Católicos, terrorismo religioso...conhece?


O último dos moicanos, mas não dos injustiçados.

Anos 70, Londres, um pub é vítima de um atentado à bomba associado ao grupo terrorista IRA. Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) é um irlandês semi-hippie, que vive de pequenos furtos e mora perto do local do crime. Junte dois mais dois e some oito: Gerry e mais três amigos são capturados pela polícia e obrigados a confessar a autoria do atentado.

Isso não é o pior. Giuseppe Conlon (Pete Postlethwaite), pai de Gerry e que nem aprovava o estilo de vida do filho, também é envolvido no crime e preso. Eles ficaram na cadeia injustamente por 14 anos, até que uma advogada inglesa (Emma Thompson) decidiu reabrir o processo. Jim Sheridan (Terra de sonhos) começa a história como quem não quer nada e leva a injustiça a um ponto em que parece que eles estão fazendo aquilo contra você.

O protagonista e seus amigos ficaram historicamente conhecidos como os Beldford four (Beldford é o lugar onde foi cometido o atentado); e o filme é baseado em um livro escrito pelo próprio Gerry. Curiosidade: Gareth Peirce, a advogada vivida por Thompson, é a mesma que assumiu o caso do brasileiro Jean Charles, assassinado em Londres em 2005.

O estômago dói quando: Gerry é obrigado a assistir à morte do pai na cela, e se sentir extremamente culpado por isso. Viva a revolução!: A cara dos empolados juízes ingleses, à medida que Gareth expõe as inconsistências do caso, é de lavar a alma.

« voltar para o início

» leia/escreva comentários (9)