Busca

»»

Cadastro



»» enviar

3- Veja bons filmes sobre amizade!

» receite essa matéria para um amigo


Sem piadinhas de Brokeback Mountain, por favor.

Por que? Amizades, as boas pelo menos, são o que te salvam no final de um dia de cão. Ou de um ano meia-boca. Ou de feriados caóticos com famílias disfuncionais. Amigos te entendem e te botam pra frente. E a amizade é algo tão improvável, randômico e difícil de ser simulada que bons filmes sobre amizade são bem raros. Mas quando eles surgem, fazem um bem tão grande à alma que se tornam verdadeiros hits e símbolos de uma época. Não por acaso, a melhor série, e de maior sucesso, de todos os tempos foi aquela que conseguiu emular isso quase à perfeição.

Enfim, amizade faz bem e existem ótimos filmes sobre melhores amigos e a relação entre eles. Os que me vêm à mente e que eu indico são: Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), em que a química entre Paul Newman e Robert Redford é inigualável, o ritmo e o humor dos diálogos foi algo que mudou a forma de se encarar o faroeste. E eles eram acompanhados pela bela Katharine Ross (a filha da Mrs. Robinson n’A primeira noite de um homemâ€) e pela ótima Raindrops keep fallin’ on my head (que ganhou o Oscar de melhor canção original em 1970), o que também não atrapalha.

Jules e Jim (1962) é uma obra prima de François Truffaut e mostra uma amizade tão forte entre os personagens-título, que torna possível, no coração deles, dividir a mesma mulher: Catherine, na antológica performance de Jeanne Moreau. Pena que nem ela, nem o mundo, pareciam achar isso possível. Superbad – é hoje (2007), por sua vez, prova que, no inferno do colegial, em que a humilhação e as crises parecem nunca acabar, a única coisa que torna o mundo suportável é a amizade.

E Almas gêmeas (1994), de Peter Jackson (sim, ele mesmo), e E sua mãe também (2001), de Alfonso Cuarón, são duas fábulas que refletem sobre até onde o sentimento de companheirismo pode ir, para dois amigos que compartilham uma realidade própria num mundo em que eles, simplesmente, não se encaixam.

São só cinco dicas de que eu me lembro agora...se vocês souberem de outros bons filmes sobre amizade, postem aí nos comentários.

Ria com: “Butch Cassidy and the sundance kid†é quase todo um enorme motivo para não parar de rir. Mas sorria especialmente com a cena em que os dois pistoleiros do título têm que pular de um pequeno despenhadeiro e Sundance é obrigado a explicar porque ele não quer fazer isso. E da seqüência dos assaltos na Bolívia. E de todos os diálogos de Newman e Redford e...

« voltar para o início

» leia/escreva comentários (0)