Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Pagando bem, que mal tem?

05.08.09

por Taís Oliveira

Almoço em agosto

(Pranzo di Ferragosto, Itália, 2008)

Dir: Gianni Di Gregorio
Elenco: Gianni Di Gregório, Valeria De Franciscis, Marina Cacciotti, Maria Cali

Princípio Ativo:
vinho branco

receite essa matéria para um amigo

“Almoço em agosto†é um filme 'egoísta'. Gianni Di Gregorio (roteirista de Gomorra) cuidou da mãe por vários anos, fato que serviu de base para este filme, que ele escreveu, dirigiu e protagonizou. É um longa pessoal, que não se preocupa com o que se espera dele e essa despretensão é seu ponto alto.

Nos confortáveis 75 minutos de duração, o Gianni personagem é um cinquentão que vive para cuidar da mãe idosa e, por isso, coleciona dívidas. Quando o zelador de seu prédio oferece perdoar algumas delas caso Gianni hospede Marina, sua mãe, no feriado, o protagonista se vê obrigado a aceitar. Com ela, vem ainda uma tia. Não demora, o médico também leva a mãe em troca de algumas consultas. O resultado é um asilo improvisado que só alguém com muita paciência – ou pouco dinheiro – suportaria.

O longa pode incomodar por parecer um mero aperitivo, quando se poderia ter banquete. E, realmente, Gianni não aprofunda a história. A cena em que um homem coloca as mãos dentro da calça do protagonista parece anunciar uma mudança drástica e uma explicação pobre para a solteirice e a dedicação com a mãe. Mas 'o homem' é o médico.

“Almoço em agosto†não discorre sobre a velhice, pais e filhos nem até onde as pessoas vão pelo dinheiro. É só uma entrada - o prato principal fica por sua conta. Apenas uma cena, em que Marina “foge†para ir ao bar, questiona quais são mesmo as limitações impostas pela velhice e se elas existem pela idade ou pelo protecionismo dos filhos.

Já a Tia Maria demonstra a carência do lar que se esvazia, com o carinho que só existe numa placa. Valeria, a mãe de Gianni, traz as implicâncias e neuroses de quem tem tempo demais para pensar. E os poucos segundos em que o zelador sai em seu conversível com uma loira depois de desovar a mãe e a tia são suficientes para mostrar, em contraponto, que tipo de pessoa é Gianni.

A história é temperada (e este é o último trocadilho) com o vinho branco que não sai das mãos de Gianni e os pratos italianos que dão água na boca. Do macarrão simples de Gianni à pasta ao forno da tia Maria, culminando no tal almoço de Ferragosto, feriado italiano que acontece em 15 de agosto, a comida tem um papel importantíssimo no filme. Gianni (o diretor) aprendeu com Babette que uma bela refeição é fundamental e pode fazer maravilhas, especialmente com mulheres idosas. Elas têm, naqueles momentos, alegria de viver. E umas centenas de euros parece justo, se for para prolongar a sensação. A dança, nos créditos, corrobora essa visão Poliana e mantém, por mais algumas horas, o sorrisinho no rosto provocado por esta comédia sem gargalhadas.

Mais pílulas:
- Tempero da vida
- Elsa e Fred - Um amor de paixão
- A janela
- ou Navegue por todas as críticas do Pílula

Gianni, as velhinhas e a alegria de viver.

» leia/escreva comentários (0)