Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Não entre em pânico

15.06.05

por Marcelinha Gonzáles

O guia do mochileiro das galáxias

(The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, EUA/UK, 2005)

Dir.:Garth Jennings
Elenco: Sam Rockwell, Martin Freeman, Mos Def, Zooey Deschanel, Alan Rickman

Princípio Ativo:
Sarcasmo, crises de riso e um robô maníaco-depressivo

receite essa matéria para um amigo

Da mesma forma que Thom Yorke criou "Paranoid Android" baseado no Marvin, personagem mais comentado do momento, creio que Chris Martin, do Coldplay, também se inspirou no "Guia do Mochileiro das Galáxias" pra criar "Don’t Panic", primeira faixa do Parachutes, CD de estréia da banda. A verdade é que o livro cult de Douglas Adams inspirou e ainda inspira muita gente por aí a fazer filmes, canções e textos. Não há como não gostar das viagens, da fotografia, do humor legitimamente britânico ou do Marvin e a sua eterna depressão, em "The Hitchhiker’s Guide To The Galaxy". Até o nome do livro é legal de se pronunciar. Olha que bonito: hitchhiker’s.

Pra quem nunca leu o livro, o filme é louco demais, mas bom. Pra quem também nunca leu o livro, mas conhecia um pouco da história e acompanhou cada notícia com celebração, desde o anúncio das filmagens do longa-metragem, como euzinha aqui, o filme é qualquer coisa de bacana.

Achava que não podia existir uma viagem maior do que "Quero Ser John Malkovich", do Spike Jonze - inclusive, o John Malkovich faz uma participação mais do que especial no filme e seu personagem não existe no livro, foi criado especialmente pro longa - até assistir o "Hitchhiker’s Guide to The Galaxy". Ah, ainda vou citar muito esse nome, porque é muito legal de se falar. Rá!.

Os atores são todos muito engraçados e ainda têm aquele sotaque britânico encantador. O Sam Rockwell vem firmar seu lugar como ator cult, que escolhe a dedo seus filmes e sempre faz os personagens mais inusitados. Zaphod é o mais excêntrico, mas não o mais legal. Basta lembrar de "Os Vigaristas" do Ridley Scott ou de "Confissões de Uma Mente Perigosa", escrito por Chuck Barris e Charlie Kaufman – o mesmo de "Brilho Eterno" – e dirigido por George Clooney , em sua estréia por trás das câmeras.

Aplausos também para Martin Freeman (que faz o Arthur Dent), Mos Def (o grande 'hitchhiker' Ford), Zooey Deschanel (a mocinha Trillian) e Alan Rickman (o professor Snape de Harry Potter), que emprestou um tostão de sua voz para Marvin.

Pra finalizar, um roteiro bacana e engraçado, fotografia e edição perfeitas. Garth Jennings não poderia ter acertado mais. Humor afiado, remetendo a" Monty Python". E eu saí do cinema apaixonada pelo Marvin e com gostinho de quero mais.

Como diria Chris Martin, we live in a beautiful world. Yeah, we do. E antes que a Terra seja demolida pra virar uma via intergaláctica, uma boa opção é assistir a aventura espacial mais legal depois do final de "Star Wars", sem esquecer de que se você viajar pela galáxia, o guia estará lá pra te ajudar. So, don’t panic.

Zaphod, Trillian, o lindo Marvin e Ford e suas toalhas.

» leia/escreva comentários (5)