Poucos riffs, muitos sons
01.07.05
por Alfredo Brant
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White Stripes - Get Behind Me Satan
(Sum Records, 2005)
Top 3: “Blue Orchidâ€, “Take Take Takeâ€, “As Ugly as I Seemâ€
Princípio Ativo: Marimbas, pianos e belas canções
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Cercado de expectativas, o lançamento do novo álbum do White Stripes é realmente um acontecimento de grande relevância no universo da música pop. A dupla de Detroit, que chega ao quinto disco, lidera ao lado de Queens of the Stone Age e The Strokes a revanche das guitarras que acomete o mundo desde 2001. “Get Behind Me Satan†é o nome do disco que fatalmente estará na lista dos melhores deste ano.
Após o estrondoso sucesso de “Elephantâ€, o que se podia esperar de Jack e Meg White? Talvez uma continuação da fórmula do inspirado disco anterior. Porém, o que se vê é um disco estranho e instigante. Gravado em 14 dias no estúdio caseiro de Jack, a estranheza começa pela estratégia de divulgação. Uma exótica turnê de lançamento pela América Latina levou a dupla para locais inusitados como a desconhecida Guatemala, um misterioso povoado missionário na Argentina e para o suntuoso Teatro Amazonas, em Manaus.
A primeira do disco, o single “Blue Orchidâ€, é um poderoso hard rock com ecos de Led Zeppelin. O vocal esganiçado de Jack e um nervoso riff de guitarra dão a direção errada. Porque logo depois o que se ouve é “The Nurseâ€, uma singela canção levada por um delicado xilofone. Na seqüência, um piano e um pandeiro dão a base para o blues ligeiro de “Doorbellâ€.
E assim segue Get Behind Me Satan. A preferência é por instrumentos como marimbas, pianos e guitarras acústicas. Apenas três músicas são em cima de riffs de guitarra. E então ouvimos pequenas jóias como o country-cafona “Little Ghosth†e a apaixonada “As Ugly as I Seemâ€. Jack White extravasa seu lado crooner em “The Denial Twist†e em “I’m Lonely (But Ain’t That lonely Yet)â€. Meg canta com a habitual doçura em “Passive Manipulation†que introduz a magistral “Take Take Takeâ€.
O White Stripes, antes de fazer rock de garagem, blues-rock ou qualquer outra coisa, é uma banda de canções, sejam elas com guitarras estridentes ou delicados pianos. Por isso a cada audição as músicas de “Get Behind Me Satan†se tornam mais bonitas e fascinantes. Esse talento para fazer belas canções é o maior trunfo da dupla. Como diz o tÃtulo (algo como “Vade Reto Satanasâ€), eles estão se libertando de definições redutoras e construindo uma carreira irrepreensÃvel.
Com ótimos discos, shows incrÃveis, estilo próprio e postura autêntica, Jack e Meg já escreveram seus nomes na história da música pop. Uma das primeiras grandes bandas dessa década. A influência do duo já pode ser atestada pelos seus filhos diretos. As duplas Dresden Dolls, Black Keys e The Kills que o digam.
Jack e Meg: revanche das guitarras
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