Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Filme de criança

10.01.05

por Mariana Marques

Desventuras em Série

(Lemony Snicket`s A Series of Unfortunate Events, EUA, 2004)

Direção: Brad Silberling
Elenco:Jim Carrey, Meryl Streep, Jude Law, Emily Browning, Liam Aiken, Kara Hoffman, Shelby Hoffman, Timothy Spall, Billy Connolly

Princípio Ativo:
Cenários e caretas

receite essa matéria para um amigo

Logo no início de Desventuras em série somos avisados que a história a qual assistiremos não tem nada de bonitinha. O narrador chega até mesmo a convidar os telespectadores mais sensíveis a se retirarem da sala de projeção. Mas o que se vê ao longo dos 108 minutos de filme não condiz com toda essa falação inicial.

As crianças Baudelaire são então apresentadas. Violet, a primogênita, é uma excelente inventora. Quando a menina prende o cabelo pode saber que alguma idéia está por vir. Klaus, o filho do meio, é apaixonado por livros e assim absorve um conhecimento grandioso sobre diversos assuntos. Por último vem a bebê Sunny, que possui um gosto diferente: morde tudo que vê pela frente.

Num passeio pela praia, as crianças recebem a terrível notícia de que seus pais morreram em um misterioso incêndio ocorrido em sua mansão. Rapidamente são levadas à casa de seu tutor, o parente distante Conde Olaf, que está interessado na fortuna herdada pelas crianças.

E é a partir daí que a história parece ganhar um outro rumo, graças ao vilão que não mete medo vivido por Jim Carrey. O filme parece ter sido feito sob medida para o ator se divertir e praticamente fazer o que lhe der vontade. Caras, bocas e até imitação de dinossauro estão valendo. Conde Olaf não parece ameaçador em nenhum momento. Ao invés de esperarmos aflitos pela próxima maldade do vilão, esperamos para ver qual a próxima gracinha Jim Carrey irá fazer.

As crianças acabam ficando em segundo plano e o talento dos atores mirins não é aproveitado. Mas é até possível ter simpatia pelos órfãos, principalmente por Sunny, tão fofinha e carismática que nem precisava das legendas toda vez que ela soltasse um grunhido.

O filme consegue seus bons momentos quando aparecem os tios Monty e Josephine, vividos por Billy Connolly e Meryl Streep. Tia Josephine é uma personagem interessante, cheia de manias, o que também pode ter atrapalhado o suspense que deveria ter no longa. Já a pequena participação de Dustin Huffman continua sendo um ponto de interrogação para mim. O ingresso vale mais pelos bonitos cenários, todos muito bem feitos.

Acredito que as crianças devem ter gostado de “Desventuras em sérieâ€. Talvez seja preciso um pouco mais da ingenuidade infantil para achar o filme agradável. Não duvido que se eu tivesse nove anos daria 100 no termômetro.

Jim Carrey: filme é baseado em livro de Daniel Handler

» leia/escreva comentários (0)