Busca

Cadastro



enviar

Guia de regravação

02.05.06

por Braulio Lorentz

Nando Reis e os Infernais - Sim e não

(Universal, 2006)

Top 3: “Sou dela”, “Monóico” e “N”.

Princpio Ativo:
o amor e as possíveis versões

receite essa matéria para um amigo

É uma baita maldade falar que Nando Reis é o Emmerson Nogueira de si mesmo, como o jornalista Luiz César Pimentel disse certa vez. O apelido de Nando se relaciona à capacidade do cara de inventar hits, e a incapacidade de, por diversas vezes, fazer versões melhores do que as dos outros artistas que gravam suas músicas.

Sim e não, sexto disco solo de Nando Reis, é composto por 12 canções inéditas. Mesmo assim, não dá pra não imaginar outras vozes tomando conta destas novas músicas escritas pelo hit-maker ruivo. É como se estivéssemos diante do contrário do disco Infernal, de 2002, em que ele reuniu sucessos conhecidos na boca de outras pessoas. Agora as canções são apresentadas por ele, mas temos muitas sugestões para regravações.

Cássia Eller
A música que abre o disco, “Sim”, poderia ser mais um dos presentes de Nando à Cássia. O começo é bom, triste e apaixonado. Ficaria supimpa na interpretação da moça.

Nando Reis
“Porque eu estou com ela / Sou dela, sem ela não sou / Porque eu preciso dela / Só dela, com ela eu vou” é o refrão de “Sou Dela”. O refrão e o resto da faixa são feitos de Nando Reis para Nando Reis, sem intermediários, sem parceiros e com brecadas radiofônicas entre uma estrofe e outra.

Jota Quest
“N” tem jeitão de Jota Quest. O grupo já contou sua versão dos fatos para a agitada “Do Seu Lado”, que é a pior canção escrita por Nando. Mais lenta e mais bacana, “N” é do time das boas canções, muito por causa dos teclados. A faixa poderia ser mais arrebatadora na performance mineiro-carioca de Rogério Flausino, em vez do toque paulista de Nando.

Titãs
“Para luzir o dia” é outra daquelas músicas com listas. Só que nesse caso a lista é bem mais fofa do que as que sempre pintavam nas canções da ex-banda de Nando Reis, os Titãs. Se “Bichos Escrotos” fosse uma balada bonita, ela não seria muito diferente disso.

Cidade Negra
“Como se o mar” encaixaria entre “Onde Você Mora” e “Luz dos Olhos”, composições que Nando entregou pro Cidade Negra. Os “uu uu uu’s” e “oo oo oo’s” do final da música piscam pro vocal de Toni Garrido.

Mutantes
Foi anunciada a volta do Mutantes, com Sérgio Dias, Arnaldo Baptista e Zélia Duncan, no lugar de Rita Lee. “Monóico” poderia estar nas apresentações do novo Mutantes. A letra brinca com masculino e feminino. Se fosse escolhida como single, a canção ajudaria a desassociar a imagem de Nando com a MPB: o que parece ser a intenção dele.

As canções são de amor e são do Nando Reis. Agrada aos fãs de Marisa Monte, de Skank e dos outros nomes citados. Todo mundo canta as canções de Nando, inclusive você e eu.

Nando faz pose de criador de hits ou coça a barba ou os dois

leia/escreva comentários (16)