Laços de FamÃlia
17.11.06
por Rodrigo Ortega
![](images/resenhas/resenha344_capa.gif) |
Vestido de Noiva
(Brasil, 2006)
Elenco: MarÃlia Pera, Simone Spoladore, LetÃcia Sabatela, Marcos Winter, Bete Mendes.
Dir.: Joffre Rodrigues
Princípio Ativo: Boas e más relações
|
![](images/termometro_70.gif) |
receite essa matéria para um amigo
Pai e filho
“Vestido de Noiva†foi escrito por Nelson Rodrigues nos anos 40 e filmado por seu filho Joffre nos anos 2000. Neste meio tempo, a montagem teatral foi um clássico, Nelson morreu e Joffre trabalhou em produção de cinema. Como ninguém até então havia traduzido o texto dos palcos para a telona, o filho resolveu estrear como diretor. O risco de briga com a turma do “mas a peça não é assim†é alto, vide os recentes Irma Vap e A máquina.
Em uma seqüência, Madame Clessi (MarÃlia Pera), sentada no banco de uma igreja, se diverte horrores com a desgraça dos próprios personagens. Ponto para o filme. Em banco de igreja, teatro ou cinema, a história é boa. Melhor que prolongar a discussão teatro/cinema é notar que uma relação tão bonita entre pai e filho serve para contar uma história de furação de olho total entre familiares. “Se eu tive uma boa relação com meu pai, paciênciaâ€, desculpou-se o diretor em entrevista ao PÃlula.
Marido e mulher
O casal AlaÃde (Simone Spoladore, de “Lavoura Arcaicaâ€) e Pedro (Marcos Winter) vive de aparências até a morte da esposa, no inÃcio da história. A partir daÃ, AlaÃde passa a limpo o seu drama, o que cria dois novos planos, além do real: a memória e a loucura. A idéia dá espaço a muitas viagens, o que leva o filme a uma sinuca: ser totalmente fiel ao texto poderia transformar o ousado em careta e embarcar na viagem pode soar como remix drum’n bass de Chico Buarque. O jogo é salvo em duas tacadas: o visual é perfeccionista, enquanto as atuações têm liberdade, especialmente a de Marilia Pera.
Irmãs
AlaÃde e Lúcia (LetÃcia Sabatela) disputam o amor de Pedro. A bela Simone nem precisa fazer força para parecer perturbada e LetÃcia Sabatella tem um tipo suspeitÃssimo de boa moça. Aà fica fácil: até se lessem as falas em teleprompter na hora da gravação elas interpretariam bem.
Mãe e filha
Uma coisa é zombar dos bons costumes. Outra é colocar uma mãe de famÃlia dos anos 40, Dona LÃgia (Bete Mendes), sentada de costas para um altar de igreja, chorando porque a filha disse que ela transpira demais.
Mãe e filho
Madame Clessi tem um caso com um jovem de 17 anos. “Você se parece tanto com o meu falecido filhoâ€, comenta a personagem, na cama com o menino. É aà que a história pega mais pesado e se distancia de qualquer traço da relação familiar saudável do primeiro parágrafo. Seria fácil pintar a neurose com um tom sombrio, mas MarÃlia Pera, pelo contrário, faz Clessi com um humor direto e acessÃvel. Assim, a história do filho que dá de presente póstumo ao chefe de sua famÃlia um tapa com luva de pelÃcula na cara de toda instituição familiar se torna divertida.
![](images/resenhas/resenha344_foto.jpg)
Simone Spoladore, Marcos Winter e o pobre filhinho
» leia/escreva comentários (2)
|