Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Travessura é mal de família

28.02.05

por Fernando Guerra

Meninos de Deus

(The Dangerous Lives of Altar Boys, EUA, 2002)

Direção: Peter Care
Elenco: Emile Hirsch, Kieran Culkin, Jodie Foster, Jena Malone

Princípio Ativo:
Sacanagens à moda antiga.

receite essa matéria para um amigo

Parabéns aos tradutores do título original. Conseguiram algo ainda pior do que As Vidas Perigosas dos Coroinhas. Cheguei a pensar que fosse um filme sobre uma certa seita religiosa (de mesmo nome) que pregava o sexo livre e prostituição e que foi extinta em meados de 80. Por sorte, o filme é uma espécie de Conta Comigo com temas mais barra-pesada e não a história da infância de Stephen King.

Francis Doyle (Emile Hirsch, de Show de Vizinha) e Tim Sullivan (Kieran Culkin, de A Estranha Família de Igby) são dois grande amigos que dividem o tempo entre a sala de aula e formas de sacanear sua professora, a chatíssima Irmã Assumpta (Jodie Foster, de Contato), seja através dos quadrinhos de Francis ou das traquinagens absurdas tramadas por Tim.

O filme tem ótimos momentos e cria alguns contrastes entre situações hilárias e assuntos hardcore que o Conta Comigo nunca poderia explorar, por ter sido produzido na década de 80. A utilização dos quadrinhos é um recurso bacana como metáfora para os acontecimentos reais, mas a animação de Todd McFarlane (criador do personagem Spawn) é rapidamente ofuscada pelas atuações, especialmente a de Kieran Culkin, o que não deixa de nos fazer lembrar do papel que eternizou seu irmão mais velho em Esqueceram de Mim.

Apesar de algumas deslizadas e outros lugares-comuns, é difícil não se deixar levar pela história e sair do filme querendo voltar à infância, comprar umas revistinhas ou bater em uma freira - o que estiver mais perto.

Jodie Foster perna-de-pau e Kieran Culkin cara-de-pau

» leia/escreva comentários (1)