Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Chicletes modernetes

19.10.06

por Pablo Moreno

Scissor Sisters – Ta-Dah

(Universal, 2006)

Top 3: “I don’t feel like dancing”, “She’s my man” e “Paul McCartney”.

Princípio Ativo:
Falsetes e coreografias

receite essa matéria para um amigo

Se fizermos um teste cego com o novo CD do Scissor Sisters, os ouvintes com certeza vão pensar que o Bee Gees saiu do armário ou que o KLB aderiu às influências eletrônicas. Ta-Dah vem com a difícil missão de ser o segundo disco da banda que em 2004 dominou a Europa com seu som dance/glam/ fashion/retro/pop/falsetado.

Liderados pelo front-man mais frenético do mundo – depois da Beyoncé, claro – Ta-Dah é mais comercial que seu antecessor. Isso não chega a ser um crime, já que a banda tenta a todo custo fazer sucesso em sua terra natal, os EUA.

O primeiro single, “I don’t feel like dancing”, foi composto por uma das grandes influências da banda. Sir Elton John resolveu parar de falar mal dos outros por alguns instantes para compor um hit chiclete que põe todo mundo pra cantar e imitar os falsetes de Jake Shears, o tal vocalista frenético. A chicletice aumenta mais ainda ao assistir ao clipe. A vontade de dançar os passinhos (fazendo pausas) toma conta de você.

Em “I can’t decide”, o clima country de algumas faixas do primeiro álbum aparece de volta. Se “Take your mamma” tinha clipe que trazia a banda em figurinos do campo, essa merece um vídeo com esporas e chapéus num saloon GLS. A canção me faz lembrar um episódio de “Will and Grace” no qual Will e seu amigo “pintosa” Jack foram parar num bar country gay, com direito a briga no fim da noite e tudo mais.

O Scissor Sisters é muito grato à Inglaterra pelo sucesso do primeiro disco. Por essa razão homenageia também Paul McCartney, dando seu nome a uma das faixas mais empolgantes do disco. O álbum também vem recheado de baladinhas. Nesses momentos, o melhor a fazer é pular as faixas e continuar dançando, afinal é um CD do Scissor Sisters, pôxa vida!

Os elementos eletrônicos estão lá, como não podia faltar, mas desta vez o técnico de som aumentou o volume dos wah wah’s das guitarras. Então, o som está mais cru, como podemos perceber na última faixa “Everybody wants the same thing”, que mais parece um rock psicodélico dos anos 70 à base de LSD e Pink Floyd.

Ta-Dah é uma boa pedida para os não iniciados ao Scissor Sisters e um aperitivo que desce bem para os que já conheciam a banda. Se você quer ficar por dentro do que se dança nos clubes modernetes por aí, ouça o disco, assista ao clipe de “I don’t feel like dancing” e aprenda alguns passinhos pra não fazer feito na pista. Não esqueça também, é claro, de treinar alguns falsetes.

As caras e bocas (umas mais, outras menos abertas) do Scissor Sisters

» leia/escreva comentários (4)