Busca

»»

Cadastro



»» enviar

O nada em preto e branco

02.02.05

por Daniel Oliveira

Sobre Café e Cigarros

("Coffee and Cigarettes", EUA, 2003)

Direção: Jim Jarmusch
Elenco: Iggy Pop, Tom Waits, Cate Blanchett, Bill Murray, Meg White, Jack White, Alfred Molina, Steve Coogan, Steve Buscemi, Roberto Benigni

Princípio Ativo:
Pausa para o café

receite essa matéria para um amigo

Sabe aquele domingo de tardinha sem nada pra fazer? Clima frio, nenhum filme bom em cartaz, nenhum churrasco, festa, nada na TV. Aí você liga para um amigo e o convida para tomar um café, fumar um cigarro e passar o tempo? Não tem nada de interessante para dizer, nenhuma história para contar ou motivo especial para estar ali: só tomar um café e fumar um cigarro. Isso não renderia um filme, não é?

No caso do diretor Jim Jarmusch, rende 11. Pegue a situação do parágrafo acima, coloque artistas famosos, personagens inusitadas e pronto! “Sobre café e cigarros†é uma coletânea de 11 curtas em preto e branco, compostos basicamente de diálogos, em que a conversa não tem nenhuma importância.

Com o perdão da redundância, as onze histórias são simplesmente sobre café e cigarros – nada mais. É tão engraçado quanto inútil – e provavelmente muita gente vai fazer isso depois da sessão – tentar descobrir alguma “moral†das curtas ou “ligação†entre eles. “Sobre café e cigarros†resume-se ao talento de Jarmusch em captar o humor daquelas situações em que as frases não dizem o que você quer falar. O desconforto de quando não se tem nada de interessante para contar. A capacidade de um café e um cigarro de juntar duas pessoas diferentes ou, pelo menos, com estados de espírito bem diversos.

Impossível não destacar também o elenco estelar improvável arrebanhado pelo cineasta. Jarmusch é diretor de pérolas cult como “Estranhos no Paraíso“. Só ele para reunir Iggy Pop e Tom Waits na telona; fazer Cate Blanchett interpretar ela mesma e uma prima junkie; explorar a estranheza de Jack e Meg White, do White Stripes; e botar Alfred Molina e Steve Coogan interpretando (ou improvisando) a cena mais surreal e engraçada dos últimos tempos.

Jarmusch começou a realizar “Sobre café e cigarros†há 17 anos, mas o filme só foi lançado em 2003. O longa tem seus altos e baixos - conseqüência do nada constante (uma amiga me lembraria de um parentesco com Seinfeld). A fotografia em preto e branco, permeada pela fumaça, cria um ambiente comum aos curtas, assim como a trilha sonora primorosa e as referências pop. Isso carrega boa parte dos espectadores durante uma hora e meia de filme - boa parte essa restrita ao público com mínimo de informação cinematográfica e que conhece o estilo e o ritmo do diretor.

Para a outra parte, o filme pode causar um certo sono. Mas, como “Sobre café e cigarros†só deve passar no circuito cult mesmo, é só sair do cinema ao final da sessão, tomar um café e fumar um cigarro. Já vale o programa.

Meg & Jack fazendo cara de paisagem cult

» leia/escreva comentários (1)