Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Conveniências pela metade

14.11.07

por Rodrigo Campanella

Leões e Cordeiros

(Lions for lambs, Estados Unidos, 2007)

Dir.: Robert Redford
Elenco: Meryl Streep, Robert Redford, Tom Cruise, Michael Peña, Peter Berg

Princípio Ativo:
comício

receite essa matéria para um amigo

Al Gore tem um concorrente.

Mas nem precisa gastar sua global preocupação com isso. Robert Redford, mesmo sem contar com um PowerPoint de trocentas polegadas e um auditório com platéia, conseguiu uma proeza, auxiliado pelo roteirista – transformou uma história de ficção em uma longa palestra, com leve maquiagem de narrativa.

“Leões e Cordeiros†é um filme de três cenas: Tom Cruise congressista tenta convencer a repórter Meryl Streep a divulgar sorridentemente um novo plano de “salvação do Afeganistão†via surra militar; o professor Redford palestra para um aluno promissor, procurando que ele reencontre a fé política e saia da apatia; e dois recrutas feridos esperam impacientes pelo resgate ou seu massacre, no Afeganistão.

Cada trilha dessas se une às outras de modo mecânico, como para não deixar dúvida de que isso é um discurso político onde só falta o púlpito: os recrutas emboscados são ex-alunos exemplares de Redford e fazem parte do plano de guerra, capenga e estúpido, para o qual o congressista busca publicidade fantasiada de “hard newsâ€, notícia quente.

Nada contra, politicamente. O que não afasta o fato de que “Leões e Cordeiros†é um zero cinematográfico à esquerda da vírgula. Rimar política e cinema nem é tão difícil – “Syriana†é um dos melhores filmes efêmeros de 2005, “Boa Noite e Boa Sorte†vale uma olhada a qualquer hora. E ainda, comparando com “Leõesâ€, esses dois já estão dez lances acima na escada da honestidade.

Por trás de todo o panfleto anti-guerra e ‘politicamente crítico’ de “Leões†há mais omissões que dedos apontados. A ‘guerra ao terror’ é, mais que política, um bafejo de prosperidade econômica para os donos atuais do poder nos Estados Unidos. Petróleo, gasodutos, construção civil, produção de equipamento e suprimento militar, permanência no poder – essa é a pauta do dia, valendo bilhões, da qual o filme passa longe. Já acusações genéricas e um heróico incentivo ao, hmmm, engajamento, ele tem de sobra.

O que salva: a última cena, onde um estupefato estudante assiste a um ‘plantão urgente’ jornalístico altamente relevante, apresentado por uma Barbie americana de farmácia, com o nome cada vez mais crível de algo como Summer Hernandez-Kawalski. E o quase-escândalo de Streep na sala do editor, pós-entrevista. Se o filme fosse apenas ela, berrando assustadoramente o estado das coisas que o filme apenas sopra com delicadeza, certamente o termômetro aí no alto estaria perto dos 100ºC.

Mais pílulas:
As Torres Gêmeas
O Plano Perfeito
Alila
O Diabo Veste Prada

Cruise treina para, quem sabe, um dia

» leia/escreva comentários (2)