Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Um homem descongela

06.12.07

por Rodrigo Campanella

Meu melhor amigo

(Mon Meilleur Ami, França, 2006)

Dir.: Patrice Leconte
Elenco: Daniel Auteuil, Dany Boon, Julie Gayet, Julie Durand

Princípio Ativo:
poeira espanada

receite essa matéria para um amigo

-5º

As maiores companhias de François não falam, não andam e, principalmente, não respiram. Dono de um antiquário, sua vida se resume às peças que compra para revender e ao estéril apartamento que ele chama de casa, apesar da aparência impessoal de quarto de hotel. Num jantar ameno entre colegas, a sócia lança na mesa a verdade: o máximo do máximo de proximidade com outros seres humanos que ele possui está sentado ali, ao redor dele. E a maioria não simpatiza lá muito com François, mal sabe quem ele é, e vice-versa.

0º

Cabeça-dura, ele cisma que tem amizades, muitas. E aposta com a sócia um vaso grego de duzentos mil euros que havia acabado de arrematar em um leilão: até o fim do mês, vai apresentar a ela seu ‘melhor amigo’. A aposta e o vaso são as engrenagens-mestras que tocam o roteiro em frente e não o deixam sair do trilho – o que impede o filme tanto de descarrilar quanto de explorar outras paisagens. Mas é Bruno, o taxista boa-praça que passa pelo caminho de François, que compõe junto com o antiquarista o verdadeiro motor do filme.

70º

“Meu melhor amigo†não tenta esconder o quadrado a que se limita. Seus personagens são tipos, suas situações são um tanto esquemáticas, o raciocínio é linear, com (A) fatalmente levando até (B). Não é um defeito e sim uma opção, que parece tão clara para quem assiste quanto provavelmente estava para quem co-escreveu e dirigiu, o diretor Patrice Leconte.

Só que essas paredes imaginárias do quadrado formam um gatilho para chegar direta e rapidamente no público, criando um modelo simplificado da vida e fazendo risadas brotarem dali, numa sucessão de pequenas armadilhas do cotidiano. E durante a tentativa de François de aprender com Bruno como ‘fazer amigos’ (e influenciar pessoas), qualquer desvio inesperado nesse trajeto tão pré-programado da comédia de costumes tem um impacto multiplicado em quem assiste.

90º

O que sai inocentemente da boca e dos atos dos personagens são pequenas brasas, atiradas por todo canto, e sem deixar de divertir. Enquanto François lentamente descongela nesse filme só aparentemente bobo, a dificuldade do afeto de cada dia está servida à mesa, na forma de um bolo com rosto de palhaço.

Tudo isso só se alcança porque Daniel Auteuil e Dany Boon, dois grandes atores, trazem François e Bruno à vida. Os tipos encarnados pelos dois tem nuances e camadas escondidas que muitos ‘personagens complexos’ de big produções nem chegam perto. São seres indefiníveis num único adjetivo, mas que atuam como tipos boa parte do tempo. Enfim, humanos.

Mais pílulas:
Cafuné
A Concepção
Edukators

Nem todo leilão tem amigos em oferta.

» leia/escreva comentários (3)