Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Teatro de arena

12.04.08

por Rodrigo Ortega

Supergrass - Diamond Hoo Ha

(EMI, 2007)

Top 3: "Diamond Hoo Ha Men", "Rebel In You", "Ghost of a friend".

Princípio Ativo:
Glam rock bem-humorado

receite essa matéria para um amigo

O Supergrass pirou. Não que o grupo inglês tenha sido sério algum dia, mas, no seu sexto disco, os roqueiros engraçadinhos perderam um pouco mais da sua pouca noção. Antes do lançamento deste álbum, Gaz Coombies (vocal) e Danny Goffey (bateria) inventaram os alteregos Duke Diamond e Randy Hoo Ha e fizeram shows como "os homens de Diamond Hoo Ha". Este é o nome do novo CD da banda.

O motivo da redução momentânea do Supergrass a um duo é tão surreal quanto a história da banda imaginária. Em setembro do ano passado, o baixista Mick Quinn acordou à noite para beber água e esqueceu que seu quarto ficava no segundo andar - atravessou a janela pensando que fosse uma porta e se machucou feio. Enquanto um se recuperava, os dois viajaram para Berlim e lá tiveram a idéia brilhante dos Diamond Hoo Ha Man.

Mas os tios do Cachorro Grande não perderam a habilidade de contar piadas que duram mais do que uma risada. O efeito prolongado é causado pelas boas canções, que, acima de qualquer gracinha, eles ainda sabem fazer.

No primeiro single, "Diamond Hoo Ha Man", lançado no final do ano passado, as guitarras espalhafatosas, as roupas estranhas do clipe e a letra sobre fazer amor a noite inteira em um motel já mostraram a vontade deles: soar como aqueles roqueiros dos anos 70 que achavam chique ser brega. Este é o disco em que o Supergrass vai mais fundo no rock purpurinado de David Bowie e Marc Bolan.

"Diamond Hoo Ha Man", que abre o disco, é seguida por duas faixas que afastam o clima acústico e sombrio do disco anterior, "Road to Rouen" (2005). São elas "Bad Blood", o segundo single, e "Rebel in You", com um teclado saltitante e vozes em coro a la "Alright", maior hit da banda.

No resto do disco, são variados os níveis de inspiração e de gracinhas. No primeiro quesito, a faixa "Ghost of a friend" é a mais bem-sucedida, pois conta com a especialidade da geração do Supergrass: uma boa melodia. Já a vocação piadista é mais forte nos solos de saxofone ridículos de "Return of inspiration" e "Whisky and Green Tea", que ainda tem dragões chineses cantando na introdução.

Em "Butterfly", Duke Diamond, ou Gaz Coombies, canta com a voz mais grave e tenta criar um clima épico, ou indiépico,, mas termina o disco de um jeito morno. Pelo menos essa viagem com o rock setentista é muito menos uma aproximação com o movimento do novo rock em direção ao rock de arena do que um jeito de zoar com tudo isso.

Duke Diamond e Randy Hoo Ha

» leia/escreva comentários (1)