Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Sexyciberdelia

05.06.08

por Rodrigo Ortega

3 na Massa - Na Confraria das Sedutoras

(Deckdisc, 2008)

Top 3: "Certa noite", "Sem fôlego", "Lágrimas pretas".

Princípio Ativo:
Libido

receite essa matéria para um amigo

Na Confraria das Sedutoras é o álbum brasileiro mais indecente dos últimos tempos. No projeto batizado de 3 na Massa, Pupilo e Dengue, músicos da Nação Zumbi, e Rica Amabis, produtor do coletivo paulista Instituto, convidaram atrizes e cantoras, como Leandra Leal, Alice Braga, Pitty e Thalma de Freitas, para treze encontros cheios de má intenção.

Leandra Leal, que canta na faixa de abertura, é esposa de um dos compositores do disco, Lirinha, aprendiz de Padre Cícero vocalista do Cordel do Fogo Encantado. As composições também têm as mãos de Rodrigo Amarante (Los Hermanos), Rodrigo Brandão (Mamelo Sound System) e Jorge Du Peixe (também da Nação Zumbi). A orgia da nova música popular brasileira é completa pelos músicos que fazem participações especiais nas gravações: Maurício Takara (Hurtmold), Catatau (Cidadão Instigado) e Bactéria (Mundo Livre S/A).

O vocal em francês de Leandra em "Certeza", penetra suavemente nos ouvidos e já é suficiente para provocar um gozo precoce. O ato físico não se realiza, mas a tensão sexual preenche todos os espaços desta obra.

Sambas suaves, soul e ritmos latinos cobrem a cama que a banda arruma para as divas se deitarem. "Arrepiou com um toque só / derramou molhado bom" (de "Doce Guia", com Céu); "Utilizo os dedos para provocar sensações proibidas" (de "Pecadora", com Simone Spoladore") e "Você é quem me dá tudo quente e espesso" (de "Certa Noite", com Karina Falcão) são alguns dos versos libidinosos que desfilam pelo CD.

Uma fórmula usada em várias músicas é alternar trechos falados e cantados, o que dá um tom confessional e íntimo às canções. Um bom exemplo dessa mistura é "Certa Noite", com a atriz Karina Falcão. Uma historinha de amor boba, escrita pelo jornalista Alex Antunes, e um refrão igualmente simples aumentam seu poder de sedução juntos.

Cruzar o som competente dos músicos da Nação Zumbi com susurros de artistas já familiares à estética latina e retrô das músicas foi uma tacada garantida. Mas são uma roqueira e uma rapper que protagonizam dois dos momentos mais excitantes. Pitty sussura versos surreais em "Lágrimas Pretas" e Lourdes da Luz, em "Sem Fôlego", declama a letra mais divertida do disco com gírias "dos mano". Ou melhor, das donas deste disco: "as mina".

3 na praça

» leia/escreva comentários (3)