Busca

»»

Cadastro



»» enviar

CSS é cool

25.07.08

por Suellen Dias

CSS - Donkey

(Trama, 2008)

Top 3: “Air Painter”, “Rat is Dead” e “Beautiful Song”

Princípio Ativo:
Mais do mesmo (mas nem tão mais, nem tão mesmo)

receite essa matéria para um amigo

Falar que uma banda é cool pode parecer bem superficial, mas no caso do Cansei de Ser Sexy, a expressão descolada e gringa é uma referência bastante apropriada. Depois de dividir o público brasileiro entre indiferentes, entusiastas e implicantes, o CSS fez as malas, se lançou ao mundo e acabou se tornando a importação musical brasileira de maior sucesso na cena indie internacional.

O primeiro álbum do grupo paulista foi lançado em 2005 pela Trama e relançado pela Subpop no ano seguinte. Cansei de Ser Sexy foi sucesso de vendas e marcou uma estréia “abençoada” pelo hype. Mas o que foi bênção pode virar maldição na hora do segundo disco: o hype vira expectativa e muitas bandas acabam se rendendo ao frio na barriga e lançando discos tímidos, titubeantes.

Não foi o caso do CSS. Donkey passa bem longe de ser um trabalho hesitante. Pelo contrário, disponibilizado para download gratuito na Internet, o álbum já traz em sua faixa de abertura sinais de, digamos assim, atrevimento e auto-afirmação: “Fuck with us / We’re Css”, cantam LoveFoxxx e Adriano Cintra em “Jager Yoga”. Sim. Eles continuam afeitos aos palavrões.

Quem ouvir Donkey buscando grandes mudanças ou inovações não vai encontrar muita coisa. Apesar de a banda – que no início, assumidamente, mal sabia tocar seus instrumentos - ter agora até um bateirista profisisonal, o que mostra mais avanço são mesmo os barulhinhos de computador. Mas eles avançam em direção ao convencional, deixando pra trás aquela sonoridade pouco elaborada – tosca para os mais exigentes, experimental para os mais indulgentes – característica ao primeiro trabalho.

As músicas, no geral, soam menos displicentes e melhor produzidas, mas ainda se atêm à proposta básica que parece ser só divertir e fazer dançar. E convenhamos que, muitas vezes, isso é mais que o suficiente. Como é simples ser feliz na pista.

Posar de uncool é tão cool

» leia/escreva comentários (9)