Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Quanto mais idiota melhor

19.10.08

por Rodrigo Ortega

Kaiser Chiefs - Off With Their Heads

(Universal, 2008)

Top 3: "Never miss a beat", "Good days bad days", "Always happens like that".

Princípio Ativo:
Variedade

receite essa matéria para um amigo

Kaiser Chiefs é uma banda idiota. Depois de dois discos e muitos nananas e ooooos, é preciso admitir e não lutar contra isso. Caso contrário, é melhor nem tentar ouvir esse terceiro álbum, Off With Their Heads. No primeiro eles fingiam que eram o Blur, no segundo o Oasis e agora eles chutaram o balde e chamaram Mark Ronson (Lily Allen, Amy Winehouse) pra produzir.

O primeiro single, "Never miss a beat", poderia ser um hit de boate technofarofa se não tivesse os bons e velhos baixo, bateria e guitarras parecidas com Pixies. Para quem está à procura da salvação do rock ou de uma letra menos besta que "take a look take a look on the kids on the streets no they never miss a beat never miss a beat etc", é melhor passar longe. Para quem não se importa, é uma das melhores músicas que se pode achar hoje em dia.

A produção de Mark Ronson deixou o som mais variado nos arranjos, batidas e sonoridades das guitarras e dos (muitos) teclados. A quantidade de detalhes e mudanças de dinâmica em cada música é bem maior do que antigamente, tipo em "You want history", que parece Friendly Fires ou outros sacolejos muderninhos. Os Kaiser Chiefs foram além do brit-rock convencional do disco anterior, Yours Truly, Angry Mob.

Este álbum é tão inspirado quanto o primeiro, Employment. Às vezes até inspirado demais, e umas faixas passam mais batido do que deveriam por não ser possível absorver tantos versinhos, tecladinhos, riffzinhos e outros inhos em três minutos. Mesmo assim, "Good days bad days" é a melhor música que o Blur não fez. "Like it too much" e "Addicted to drugs", além de "Never miss a beat", são as que mais grudaram na minha cabeça de primeira.

Pra acabar com qualquer dúvida sobre a chutada de balde, o disco tem uma música chamada "Tomato in the rain" ("like a tomato in the rain, i´ve got that felling again" vergoonha) e participações do rapper Sway DaSafo em "Half the truth" e de Lily Allen em "Always happens like that". Apesar de a voz dela aparecer pouco, é uma das partes mais legais do disco, com pianinhos à la Beatles. Outra chupada dos Fab Four é "Remember you´re a girl", com uma imitação muito cara-de-pau da voz de John Lennon pelo baterista Nick Hodgson.

Reconhecido o esforço bem-sucedido de romper barreiras de estilo, Off With Their Heads é o melhor disco dos Kaiser Chiefs. Resta conferir no show do festival Planeta Terra se suas novas popices vão agradar ao povo daqui ou eles vão ou dar uma de Bloc Party.

Kaiser Chiefs com caras de tomate na chuva

» leia/escreva comentários (10)