Busca

»»

Cadastro



»» enviar

The dark side of the Franz

04.02.09

por Rodrigo Ortega

Franz Ferdinand - Tonight: Franz Ferdinand

(2009)

Top 3: "Ulysses", "No you girls", "Katherine kiss me".

Princípio Ativo:
Noite

receite essa matéria para um amigo

O terceiro disco do Franz Ferdinand era esperado como uma injeção de ânimo no rock da terra da rainha. Enquanto o indie dos EUA ganhou terreno e dominou as listas de melhores de 2008, grupos como Bloc Party e Kaiser Chiefs lançaram álbuns que não repetiram o sucesso de anos anteriores e, para completar, a promessa escocesa Glasvegas não chegou a emplacar. Quem esperava de Tonight: Franz Ferdinand a recuperação do rock britânico, vai tomar um susto ao ouvir que a banda escapou pela tangente da dance music.

Os escoceses chegaram a trabalhar com o produtor Brian Higgins, responsável por discos de Kylie Minogue, Cher e Girls Aloud. Mas a banda acabou dispensando o mergulho no pop e convocou o novato Dan Carey, com um currículo menor, mas cheio de hypes, como CSS e Hot Chip. "Ulysses" é a primeira música de trabalho. A faixa consegue equilibrar a ousadia do novo disco com um formato mais parecido com os hits anteriores da banda.

Em grande parte do CD, guitarras dão lugar a sintetizadores e bons refrões se escondem sob os graves de baixo e bateria. Até música percussiva africana e dub jamaicano ajudam a ampliar a paisagem musical da banda. Podemos dizer que eles recomeçam exatamente de onde tinham parado, já que a disco music orgânica de "Outsiders", última faixa do disco anterior deles, You could have it so much better (2005) é a base da maior parte das novas músicas.

O ar blasé e a displicência planejada do grupo dão lugar a um trabalho mais pretensioso, para o qual podemos até ressucitar o velho rótulo de "disco conceitual". Segundo o vocalista Alex Kapranos, "Tonight: Franz Ferdinand é a música da noite". Embriaguez, flerte e sedução são o tema do trabalho. As letras são construídas basicamente com as cantadas de Alex e sua pose de galã irônico.

Para explorar o tema eles fizeram uma dupla de canções com letra quase idêntica e pontos de vista opostos: a eufórica "No you girls" e a depressiva "Katherine kiss me". A dificuldade de comunicação entre homens e mulheres no momento da conquista é retratada pelo verso "No, you girls never know", no primeiro caso desesperado e no segundo melancólico.

Uma faixa que apontada como hit em potencial era "Turn it on", que vem aparecendo nos shows do grupo desde 2007. A versão de estúdio deixa a faixa menos empolgante, com mais destaque para a batida do que para a voz de Alex. Ao contrário de grande parte dos atuais álbuns de sucesso que apostam em um ou dois bons singles e um punhado de faixas só para completar o espaço, o Franz Ferdinand deve ser reconhecido por um mérito cada vez mais raro: sacrificar sucessos avulsos em nome de um trabalho consistente.

Com certeza essa foto não é de divulgação do disco novo

» leia/escreva comentários (3)