Busca

»»

Cadastro



»» enviar

O.C. - Estranho é não aceitar seu ninho

21.06.09

por Taís Oliveira

De repente, Califórnia

(Shelter, EUA, 2007)

Dir.: Jonah Markowitz.
Elenco: Trevor Wrigth, Brad Rowe, Tina Holmes, Katie Walder, Ross Thomas, Jackson Wurth

Princípio Ativo:
descoberta

receite essa matéria para um amigo

A rotina de Zach (Trevor Wright) se divide entre o trabalho numa lanchonete, a arte de rua, cuidar do sobrinho Cody (Jackson Wurth) e andar de skate. Ele desistiu do sonho de estudar arte para se dedicar à família e, para completar a frustração, vem tendo problemas com a namorada. Quando Shaun (Brad Rowe), o irmão de seu melhor amigo Gabe (Ross Thomas), volta à cidade, uma amizade surge nos encontros para surfar, Zach descobre o amor e também a possibilidade de uma vida melhor.

“De repente, Califórniaâ€, dirigido pelo estreante Jonah Markowitz, não traz nada de novo no que diz respeito ao enredo: é um romance como todos os outros, só que com um casal de homens e com o elenco feminino bem menos privilegiado que o masculino (provavelmente fato inédito no cinema). Há a rotina infeliz, o encontro inesperado, o desenvolvimento da amizade e a descoberta do amor, a impossibilidade deste amor e a necessidade do amadurecimento para superar as barreiras. As cenas clichês também estão lá: as brincadeiras na praia, os risos precedidos do primeiro beijo...

Enquanto o maior dilema de Zach é o conflito entre a aceitação da recente descoberta do amor homossexual e suas responsabilidades para com a família, a guarda de uma criança de 5 anos ou mesmo a compreensão do Gabe são fatos resolvidos mais rapidamente do que se espera. Mas o exagero da ficção tem propósito. O que, a princípio, pode parecer um jeito romântico e muito “fácil†de tratar coisas difíceis, é a maneira do filme mostrar que essas questões não são tão complicadas quanto nós (e Zach) imaginamos – são claros (até demais) os sinais de que Zach será um melhor pai para Cody que a mãe irresponsável. E a orientação sexual não é deveria ser um critério nessa decisão.

Mesmo com todo o drama, “De repente, Califórnia†é um filme “leveâ€, com trilha sonora agradável e a ótima escolha da ensolarada Califórnia como cenário – apesar do repetitivo plano com a grua subindo em todo final de cena se tornar rapidamente irritante. O casal Zack e Shaun tem ótima química, com a ajuda do bom trabalho de Brad Rowe. E para quem gosta, fica a lição de que pensar em si mesmo é necessário e faz bem - e não é sinônimo de egoísmo.

Mais pílulas:
- O segredo de Brokeback Mountain
- Meu amor de verão
- O tempo que resta
- ou Navegue por todas as críticas do Pílula

O Pílula defende valores tradicionais, tipo: família.

» leia/escreva comentários (3)