A A
RSS

Berlin <3 cinema iraniano

por

19 de fevereiro de 2011

Plantão

“Cinema iraniano” se tornou quase um gênero em si nos últimos anos, amado por aqueles que gostam de ir a cinemas obscuros e discutir a “obra” por horas a fio depois em um café ridiculamente caro. Essas pessoas, por sua vez, são odiadas pelo resto da humanidade – e, fora elas, os filmes são em geral bem bons. Mas o fato é que desde que foi exibido no Festival de Berlim na última semana, “Nader and Simin, a separation”, do diretor Asghar Farhadi, já era apontado como o favorito para levar o Urso de Ouro, principal prêmio da Berlinale (o mais indie dentre os três grandes festivais mundiais de cinema).

Além de melhor filme, a produção ainda arrebanhou os prêmios de melhor ator e atriz para o conjunto de seu elenco. A vitória, ao que tudo indica merecida, serviu de quebra de declaração política: Jafar Panahi, outro cineasta iraniano, foi convidado para participar do júri da Berlinale este ano, mas está cumprindo pena de seis anos na terra de Ahmadinejad.

O prêmio especial do júri foi para “The turin horse” do húngaro Bela Tarr. Ulrich Köhler foi o melhor diretor, por “Sleeping sickness” e Joshua Marston (de “Maria cheia de graça”) levou melhor roteiro, ao lado de Andamion Murataj, por “The forgiveness of blood”. Na mostra Panorama, “Even the rain” com Gael García Bernal e Luís Tosar venceu o júri popular. Veja a lista completa de vencedores aí embaixo.

#Drama.
#Drama.

Urso de ouro: Nader And Simin, A Separation, Asghar Farhadi
Urso de prata, Grande Prêmio do Júri: The Turin Horse, Bela Tarr
Urso de prata, Melhor diretor: Ulrich Kohler, Sleeping Sickness
Urso de prata, Melhor ator: o elenco de Nader And Simin, A Separation,
Urso de prata, Melhor atriz: o elenco de Nader And Simin, A Separation
Urso de prata, Melhor roteiro: Joshua Marston, The Forgiveness of Blood
Urso de prata, Excelência em realização artística: Diretor de fotografia Wojciech Staron e designer de produção Barbara Enriquez, The Prize
Prêmio Alfred Bauer: Andreas Veiel, If Not Us, Who?

Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

*

Pílula no Facebook

Enquanto isso, no Twitter

Arquivos

Categorias

-->

resume writing services