A A
RSS

Whiplash

por

8 de janeiro de 2015

Cinema, Receituário

Whiplash

EUA, 2014

  • Dir: Damien Chazelle
  • Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Melissa Benoist, Paul Reiser, Austin Stowell, Nate Lang

Avaliação: ★★★★★ 

Poucas vezes a tríade sangue, suor e lágrimas foi tão verdadeira nas telas do cinema como em “Whiplash – Em Busca da Perfeição”.  As gotas que constantemente caem sobre a bateria são como se o protagonista Andrew fosse se desfazendo aos poucos, derretendo-se sobre seu instrumento musical, sacrificando corpo e alma para ser o melhor.

Pois o filme trata da obsessão em se destacar e testar os próprios limites na tentativa de atingir algo único. E se Andrew está disposto a tudo, ele encontra o mentor perfeito: Fletcher é o professor carrasco que tortura os alunos músicos, sempre com o objetivo de encontrar um talento único, um novo Charlie Parker.

O jazz é mostrado no filme a partir da visão de seus dois personagens principais como uma arte suprema, que não merece qualquer tipo de erro.  É quase uma religião, que tem Fletcher como o líder fanático intolerante e Andrew como o candidato a santo sofredor. E tal qual no fervor religioso, o êxtase virá, mas não sem muita dor.

Miles Teller incorpora Andrew de forma assustadora, equilibrando o jeito blasé de ver um filme no cinema ou participar de um jantar, com a força da natureza que é com as baquetas nas mãos. No lado oposto do ringue, J. K. Simmons tem o papel de uma vida com Fletcher, conseguindo trazer simpatia para um personagem odioso e dominando a tela em uma atuação inesquecível, um sargento Hartman do jazz. É neste embate que “Whiplash” se forma, como uma jam session que vai se harmonizando pelo confronto.

Pois Andrew e Fletcher só encontram o sentido de sua existência em seu ambiente de música e pressão constante: fora dali são seres comuns, sem graça, e aos poucos vai ficando claro que um precisa do outro para se sentir vivo. A direção segura de Damien Chazelle (também roteirista) impede que “Whiplash” seja só mais um “O Diabo Veste Prada da música”, criando um estudo de personagens complexos e carismáticos que ficarão com você depois da sessão. Tudo isso irrigado por muita música boa e ótimos diálogos. Filmaço.

Tags: , , , , , , ,

Leave a Reply

*

Pílula no Facebook

Enquanto isso, no Twitter

Arquivos

Categorias

-->

resume writing services