Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Flight of the Conchords: 10 Suecadas Musicais

A dupla da Nova Zelândia reconstrói o mundo pop à sua maneira

por Rodrigo Ortega

receite essa matéria para um amigo

Se o filme Rebobine, Por Favor falasse de música em vez de cinema, os protagonistas perfeitos seriam os Flight of the Conchords. Apesar de neozelandesa, a dupla sueca como ninguém - só que em vez de filmes, eles reconstroem sucessos da música pop. Bret McKenzie e Jemaine Clement aperfeiçoam a fórmula humorística-musical no seu segundo disco I Told You I Was Freaky, que vai ser lançado oficialmente dia 26/10 pelo lendário selo Sub Pop, mas já voa internet afora.

Pra quem está marcando bobeira e não assistiu, Flight of the Conchords é uma série da HBO em que Bret e Jamaine interpretam eles mesmos em uma versão menos bem-sucedida, tentando emplacar como músicos em Nova York. A músicas desse segundo disco, assim como os vídeos abaixo, foram tiradas da segunda temporada da série.

I Told You I Was Freaky é tão foda quanto o primeiro CD, do ano passado. A diferença é que as referências musicais de cada faixa são mais claras: algumas paródias descaradas, outras com zoações mais sutis. O Pílula lista 10 termos do dicionário pop e os novos sentidos que os Flight of the Conchords estão criando para eles

1. Esquisitice...
Se o MGMT acha que eletronices lo-fi, guitarras funkeadas, teclados psicodélicos e letras sem nenhum sentido são suficientes para serem freak, eles vão ter que fazer muito mais esforço depois de ouvirem a faixa título do novo disco dos Flight of the Conchords. Bret tira fotos de bodes em barcos, se lambuza de mel e dinheiro e ainda zoa bonito com outra banda que faz do freak o novo hype, a australiana Empire of the Sun. Só que a fantasia de índio-pavão dos neozelandeses é muito mais legal do que a dos seus vizinhos rivais.

... no mundo pop:
"We are the people" - Empire of the Sun


... no mundo dos Flight of Conchords:
"I told you I was freaky"



2. Conflito...
Essa já era piada pronta, foi só contar de novo à moda Bret & Jamaine. A situação ridícula de "uma mulher pra dois homens" contada por R. Kelly e Usher no single "Same Girl", de 2007 (e, no fundo, de toda dupla ou boy band cantando sobre a mesma garota), é a matéria prima de "We're both in love with a sexy lady", com o bônus de versos geniais como "Are you thinking what I'm thinking? / No, I'm thinking what I'm thinking".

... no mundo pop:
"Same Girl" - R. Kelly e Usher


... no mundo dos Flight of Conchords
"We're both in love with a sexy lady"



3. Prostituição...
Se fosse só pelo tema, até dava pra buscar a referência mais contemporânea de "Red lights indicate doors are secured" dos Arctic Monkeys. Mas além do clássico tema "você não precisa acender a luz vermelha" as guitarras reggae e o vocal roots-wannabe deixam claro: "You don't have to be a prostitute" é a versão masculina de "Roxanne". De quebra, a música rendeu esse refrão perfeito.

... no mundo pop:
"Roxanne" - The Police


... no mundo dos Flight of the Conchords:
"You don't have to be a prostitute"


4. Vingança...
A melhor faixa desse segundo CD dos Flight of the Conchords está concorrendo ao Emmy 2009 e deveria ganhar também um VMA, um Oscar e um Nobel da Paz, se o mundo fosse justo. Uma boa maneira de explicar "Carol Brown" é imaginar um pesadelo baseado naquela propaganda da Claro em que tudo se multiplica por 30, só que em vez de 30 gols ou 30 namoradas, são 30 exs raivosas, um coral de Lily Allens na versão da vítima de "Smile". Como se não bastasse a música sensacional, o clipe é tirado do episódio dirigido por Michel Gondry.

... no mundo pop:
"Smile" - Lily Allen


... no mundo dos Flight of Conchords:
"Carol Brown"



5. Bombação...
Não seriam só sorrisos que "Sugarlumps" arrancaria em qualquer pista de dança em que aparecesse. A faixa é hits dançante instantâneo, mesmo sem contar com a letra hilária, que lança Jamaine como rival da Fergie no quesito valor das "jóias de família".

... no mundo pop:
"My humps" - Black Eyed Peas


... no mundo dos Flight of Conchords:
"Sugarlumps"


6. Exotismo...
De Gogol Bordelo a Beirut, passando por Katy Perry ucraniana e Britney russa, atravessar as fronteiras do leste europeu é um caminho da moda. Os neozelandezes não podiam ficar de fora do roteiro, mas as histórias exóticas do lado de lá do velho mundo rendem um final muito mais dramático para o pobre Bret.

... no mundo pop:
"Wonderlust King" - Gogol Bordelo


... no mundo dos Flight of Conchords:
"Petrov, Yelyena and Me"



7. Sentimentalismo Yo...
Quem viu o último Top Top da MTV, sobre as maiores apeladas da música pop, conhece essa história: para se redimir de um bizarro caso em que quase matou uma fã num show ao arremesar do palco um outro fã (!), o rapper Akon lançou uma música em que assume a culpa por todas as merdas do mundo e mostra que no fundo do peito de um rapper também bate um coração. E o que os Flight of the Conchords têm a ver com isso? É que eles já sabiam que gangstas também amam há muito tempo - ou pelo menos desde a faixa de abertura do CD, "Hurt Feelings".

... no mundo pop:
"Blame it on me" - Akon


... no mundo dos Flight of Conchords:
"Hurt Feelings"



8. Balelas...
A gente sabe que muitas belas histórias cheias de metáforas em canções não têm nada a ver com a realidade e só existem porque o compositor preferiu desse jeito, como admite Bret em "Rumbling through the avenues of time". A melodia dessa música é surrupiada de "Piano Man", de Billy Joel, e a letra é igualmente trágica. De cortar o coração, mesmo sabendo que o pianista de Joel e a musa de Bret nunca existiram fora de suas cabeças.

... no mundo pop:
"Piano man" - Billy Joel


... no mundo dos Flight of Conchords:
"Rumbling through the avenues of time"



9. Setentismo...
Você provavelmente já viu o mesmo efeito de vídeo copiado num clipe do Oasis e as guitarras emuladas numa faixa do Jet. A vontade de ser mau como só os roqueiros dos anos 70 eram está mais forte do que nunca. Mas os Flight of the Conchords entendem melhor a lição "tá no inferno, abraça o capeta". Pelo menos o plágio deles de "Devil Woman" de Cliff Richard é assumido e coloca a diversão acima da coolzice.

... no mundo pop:
"Devil Woman" - Cliff Richard


... no mundo dos Flight of Conchords:
"Demon Woman"



10. Oitentismo...
Manter os cabelos em pé foi uma tarefa tão difícil para Bret e Jemaine quanto deve ser para a La Roux (ou as inúmeras estrelas dos anos 80 originais ou reconstruídos nessa década). O topetão da ruiva impressiona, mas o vídeo do Flight of the Conchords é mais didático para mostrar que baterias eletrônicas e sintetizadores não bastam para fazer uma verdadeira estrela oitentista, nos anos 80 ou 2000, quando não há senso de estilo capilar.

... no mundo pop:
"Bulletproof" - La Roux


... no mundo dos Flight of Conchords:
"Fashion is Danger"

» leia/escreva comentários (7)