Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Aquele com a menina fantasma

Fantasmas (Gespenster, dir. Christian Petzold, Alemanha, 2005)

por Daniel Oliveira

Fotos: divulgação

» receite essa matéria para um amigo


O Indie deste ano veio com uma seção toda voltada para o atual cinema alemão, pragmaticamente batizada de “Nova escola de Berlim”. Sem ser grande conhecedor do cinema da terra do Fassbinder, tateei no escuro minhas escolhas com algumas referências.

Uma delas é o diretor Christian Petzold, cujo filme “Jerichow” concorreu no último Festival de Veneza e foi bastante elogiado. Com isso em mente, fui assistir ontem a “Fantasmas”, filme dele de 2005 exibido em DVD. A história segue a menina Nina, que se apaixona pela ambígua Toni, uma espécie de Capitu alemã. As duas vivem nas ruas de Berlim, roubando, correndo, fugindo. Até que encontram Françoise, uma francesa que acredita que Nina é sua filha seqüestrada 16 anos antes.

“Fantasmas” abusa um pouco da providência melodramática, mas acerta ao deixar em aberto se a protagonista é ou não filha de Françoise. Merece destaque a atuação de Julia Hummer como Nina, ignorada/usada/explorada por todos ao redor, em busca de algo que faça com que ela deixe de ser esse ‘fantasma’ em sua própria vida.

O filme aposta na oposição entre sonho e realidade, imaginação e fato. Essa tendência que temos a idealizar o que aconteceu e fazer tudo parecer mais bonito ou perfeito do que realmente é. Mas o roteiro se arrasta em alguns momentos e demora em chegar ao ponto. Bacana, mas nada demais.

Confira no Indie:

12.10 _ 19:10 _ Usina 2

Do mesmo Petzold, o Indie ainda apresenta “Segurança interna”, de 2000, no domingo e na quarta-feira.

« voltar para o início

» leia/escreva comentários (0)